logo chic food
HOME
PERFIL DO EDITOR
EDIÇÕES ANTERIORES
MIDIA KIT
FALE CONOSCO

Postagem: 25/04/2023

QUITUTE LITERÁRIO EM CAMPOS DO JORDÃO


A revista VL – Viagem + Luxo, através do seu caderno gastronômico Chic Food, foi convidada para participar, em noite animada, do lançamento do livro Sabor da Montanha, no concorrido QuebraNoz Hotel Boutique, em Campos do Jordão, sofisticada estância climática no interior paulista
A publicação, editada pela Editora Boccato, sob a linha de frente do livreiro e editor André Boccato, reúne 32 receitas dos restaurantes que fazem parte da Associação Cozinha da Mantiqueira, entidade que representa o melhor da gastronomia na montanha. Entre os estabelecimentos associados da entidade, que este escrevinhador já teve o prazer de vivenciar uma experiência gastronômica, destaque para os restaurantes Dona Chica, Cine Bistrô, Esquina do Djalma, Elio Cuccina, La Galia, Le Foyer, Pennachi, Caras de Malte, Vila Chã e Villa Santa Maria.
Leitura obrigatória para gourmands e gourmets, SAB0R DA MONTANHA reuniu autoridades do trade turístico e a imprensa especializada, em noite animada regada a espumantes de rolhas premiadas, bancada de frios & queijos e um inusitado Fondue de Pinhão. A publicação está disponível para compra no seu site oficial ( www.sabordamontanha.com.br ) ou na Livraria Cultura. Ao adquirir o livro, o comprador leva para casa também uma brochura contendo vouchers de descontos (aproximadamente 300) nos melhores restaurantes de Campos do Jordão.
Na foto acima: Anderson Oliveira (Dona Chica), André Boccato (Editora Boccato) e Ike Elcheino (presidente da Associação Cozinha da Mantiqueira), durante a apresentação, para convidados, do livro Sabor da Montanha

Postagem: 24/08/2022

 

 

AO DESEMBARGADOR COM CARINHO

O 13º aniversário do Bar Desembargador, reduto muito festejado no bairro das Perdizes, capital paulista, foi comemorado com uma noitada deveras animada. O encontro teve a participação de convidados ilustres, entre eles, o mixologista Marcelo Serrano dividindo o balcão com o bartender da casa Clayton Azevedo, na criação de drinks ilustrados e harmonizados com delícias de petiscos listados no cardápio do bar
As atrações de drinks criados por Clayton foram O DESEMBARGADOR (Tequila Silver, Aperol, Licor de Pêssego, Xarope e Limão Taiti) e o TIKI 43 (Rum, Licor 43, Xarope de Gengibre, Suco de Tangerina, Suco de Caju e Limão Taiti). Já Serrano criou o ROBUSTO (Vodka, Amareto, Purê de Pêssego e Limão, com Nibs de Cacau e Canela) e o COVER CLUB (Gin, Vermout Dry, Monin Framboesa e Limão Siciliano).
Drinks Robusto e O Desembargador, os mestres da coquetelaria recebendo a imprensa: Isabela e Luís Deluca; e o jornalista Leonardo Millen
Delícias de dar água na boca, os drinks foram muito bem acompanhados com porções generosas de petiscos. Nossa mesa optou pelo BOLINHO DE CARNE APIMENTADO, com Picanha e Linguiça, Filé Aperitivo ao Molho Mostarda e Pimenta Rosa, BOLINHO DE MANDIOCA COM CARNE SECA e o CAMARÃO "SUSPIRO" CROCANTE (servido com oito unidades), eleito o melhor da noite.
Bolinha de Carne Apimentada, Filé Aperitivo ao Molho Mostarda, Bolinha de Mandioca com Carne Seca e Camarão do "Suspiro" Crocante
 
Ainda em ritmo de festa, o BAR DESEMBARGADOR presenteia sua clientela com mimos no happy hour: de terça a quinta, das 17h às 20h, quem pedir uma Caipirinha de Limão de Vodka Smirnoff ganha outra ou, se preferir, um chope claro Brahma em dobro. Vale a pena citar que no almoço de sábado, a sugestão da casa é o BUFFET DE FEIJOADA, com carnes e acompanhamentos separados a escolher. Ao preço de R$ 69,00 por pessoa, pode-se servir à vontade sem remorso, com a primeira caipirinha de limão por conta da casa.
PROGRAME-SE
BAR DESEMBARGADOR
Rua Desembargador do Vale, 253 – Perdizes – SP
Tels: 11 3672 3676 – Whatsapp 11 9 8999 7652
Segunda a quarta-feira, das 17h até 0h; quinta, sexta e sábado, das 12h até 0h; domingo, das 12h às 19h
Aceita todos os cartões de crédito
Delivery e Takeaway
www.desembargadorbar.com.br

Postagem: 24/01/2022

O restaurante Raulino, um dos grandes destaques da culinária curitibana em 2021, passa a se chamar Marcondes Cozinha Autoral, sob o comando do empresário Rogério Marcondes (o do meio na foto) em parceria com os chefs Roberto Rei e Otávio Gulini

Com mudanças na cozinha e na administração, o novo MARCONDES COZINHA AUTORAL visa a potencialização do negócio, com profissionais altamente capacitados para a gestão sem deixar de lado a essência da casa: criatividade e alta gastronomia com atenção aos detalhes, da apresentação ao atendimento.
O novo nome do restaurante remete ao empresário Rogério Marcondes. Agora, ele assume em definitivo a administração do restaurante. Com cursos de gastronomia e sommelier em seu currículo, Rogério é apaixonado pela boa comida e costuma sempre ouvir a opinião dos seus clientes. “Queremos focar ainda mais em um serviço de excelência. Um casamento perfeito entre hospitalidade e gastronomia de qualidade”, comenta.
A dupla de chefs Roberto Rei e Otácio Gulini vai comandar as caçarolas do novo Marcondes. “O menu confiança continua sendo o grande destaque da casa, só que agora com mais preparos internacionais. Outra novidade fica por conta da realização de eventos gastronômicos especiais, com jantares harmonizados e diversas ações especiais com drinks e vinhos. “Queremos oferecer opções cada vez mais interessantes ao nosso público, que terá ótimas experiências gastronômicas por aqui”, completa Marcondes.
PROGRAME-SE
MARCONDES COZINHA AUTORAL
Rua Recife, 220, Curitiba (PR)
Jantar, de segunda-feira a sábado, das 18h30 às 23h
Almoço aos sábados, das 11h30 às 15h.
Reservas por WhatsApp +55 41 3205 4982

Postagem: 21/01/2022
 

O FOOD TRUCK DE FERNANDA LEE

Do legado familiar no ramo da gastronomia até passar pelo MasterChef 2020, incluindo uma experiência atual como aluna na festejada escola francesa de culinária Le Cordon Bleu, a empreendedora e chef Fernanda Lee (natural de Presidente Prudente - SP) está à frente, ao lado do irmão, do Lonchiati Ariga Food Truck, uma rede de restaurantes especializada em comida japonesa, com unidades espalhadas no interior paulista, incluindo uma na capital.
 
Atualmente morando em São Paulo, o talento culinário de Fernanda pode ser conferido pelas redes sociais, onde costuma ensinar receitas fáceis e práticas. “Adoro dar dicas de casa e mostrar, para os meus seguidores, uma forma de encarar o dia a dia de um jeito leve e descontraído”, justifica ela. Confira no Instagram: @fernanda_lee

Postagem: 23/09/2021

DO MAR PARA O BAR

O preparo de peixes e frutos do mar, com atendimento descontraído e prático, a preços justos, é o grande desafio do Fish*me, que será inaugurado no próximo mês de outubro, em Curitiba (PR), com o conceito "do mar para o bar". A nova casa é mais uma investida do empresário José Araújo Netto, fundador da rede Porks - Porco & Chope e dos festejados Bar Quermesse e Bar do Açougueiro, além de ser cofundador da rede Mr. Hoppy.
O Fish*me pretende se transformar na grande referência em peixes e frutos do mar na capital paranaense, chegando ao mercado com um modelo de negócios pronto para expansão. "Boa parte das opções de restaurantes focados em peixes e frutos do mar na cidade oferecem pratos complexos em ambientes mais tradicionais. Nós queremos ser um bar de peixes e frutos do mar, ideal para confraternizações entre pessoas que querem curtir bons momentos saboreando bebidas de qualidade acompanhadas por receitas exclusivas", comenta Netto. Outro grande diferencial da casa será a sua localização: ela vai funcionar em frente ao Parque Barigui, um dos principais pontos turísticos da cidade. Quem viver, verá...

Postagem: 02/11/2020
Cevejaria Campos do Jordão Cervejaria Campos do Jordão

 

CERVEJAS & SABORES DA MANTIQUEIRA

Mesmo com o término da ultima edição do Festival Cervejas & Sabores, evento organizado pela Associação Cozinha da Mantiqueira, vale a pena conferir o cenário gastronômico das cidades de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí, com uma irresistível oferta de peticos e pratos criados e harmonizados com cervejas produzidas na região
Para o presidente da Associação, Luis Fernando Peretti, “a boa localização de Campos do Jordão – no eixo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais – está propiciando que os turistas voltem à cidade, uma vez que os associados da Cozinha da Mantiqueira estão cumprindo rígidas medidas preventivas de segurança, com a criação do selo “Restaurante Responsável”, fixado na entrada de todos os estabelecimentos”. 

CERVEJAS & SABORES

As principais atrações dos estabelecimentos que fazem parte da Associação Cozinha da Mantiqueira, 29 ao todo, e que participaram do festival, oferecem petiscos e pratos criados e harmonizados com cervejas artesanais produzidas na região. A visitação às micro cervejarias artesanais é programa imperdível em Campos do Jordão.  Os que elas têm em comum? A água pura e cristalina da Serra da Mantiqueira com a qual são produzidas as cervejas, paladares ricos por excelência. Confira algumas:
Caras de Malte Cervejaria Vemaguet Play Pub Atrações do festival: Caras de Malte, Vemaguet67 e Play Pub
* Microcervejaria Caras de Malte – Em busca da melhor cerveja do Universo, os malteanos como assim são chamados os sócios da Micro Cervejaria, desenvolvem cervejas que agradam os mais exigentes apreciadores da bebida. A produção tem a supervisão do sommelier de cervejas jordanense Mauricio da Silva Lourenço.
* Micro Cervejaria Vemaguet67 - O temático bar, fundado em 2014, recebeu este nome em homenagem ao carro Vemaguet 67.  A decoração com objetos de época até a roupa dos atendentes tornou o local um ponto de encontro descontraído e divertido. Neste ano de 2020 o bar recebeu a inovação de uma Micro Cervejaria integrada a um Brew Pub, que conta com um espaço bem mais amplo, com capacidade para 250 pessoas sentadas.
* Cervejaria Campos do Jordão – Recém inaugurado, o Parque da Cerveja, localizado numa área de destaque nas montanhas mais altas da Mantiqueira, é o endereço da fábrica da Cerveja Artesanal Campos do Jordão. O visitante pode caminhar livremente para conhecer a fábrica ou, se preferir, fazer uma visita técnica agendada com o sommelier. Além da fábrica, o espaço reúne Play Pub – com bar e jogos de diversão – e o Restaurante Alto da Brasa, que oferece harmonização perfeita de grelhados criativos com as cervejas.
Alto da Brasa Vila Chão Alto da Brasa e Vila Chã

Chefs locais criaram sugestivos pratos que podem ser harmonizados com as apreciadas cervejas artesanais. Eis alguns:  

* Chef Michelle Peretti (Alto da Brasa - Campos do Jordão)
Prato: Pão de Malte recheado com Queijo Camembert gratinado com Mel e Castanhas, harmonizado com Cerveja de Pinhão Caiová Campos do Jordão (n.r.: Esta cerveja é feita com ingrediente único, o pinhão da árvore nativa Araucária ícone da região).
* Chef Wellington (Caras de Malte - Campos do Jordão)
Prato: Joelho de Porco Estelar - harmonizado com cerveja American IPA Caras de Malte. A cerveja recebe o processo de dry hopping e tem aromas cítricos (maracujá e manga) que vem do lúpulo americano citra. Amargor bem evidente.
* Chef Anderson Oliveira (Dona Chica - Horto Florestal Campos do Jordão).
Prato: Truta com Pesto de ora-pro-nobis e Pinhão tostado com aligot de inhame com Gard American Wheat  Beer. Essa cerveja de trigo leve e suave, com notas de lúpulos frutados americanos, apresenta coloração amarela e é levemente turva. Com alta drincabilidade, ela é a versão americana da cerveja de trigo.
* Chef Anouk Migotto (Dona Pinha - Santo Antonio do Pinhal)
Prato: Alcachofra recheada com Nhoque de Batata Roxa em azeite aromático com sálvia harmonizado com cerveja Bauzera com aroma de hibisco.
Tainakan Toriba La Florida Bella Vista Panine Estação Toriba
Tentações à mesa: Bancada do Tainakan, assado do La Florida, terraço do Bella Vista e sanduiche Estação Toriba

OUTRAS ATRAÇÕES

* Bar Vemaguet67 (sugestão de menu degustação): Mix de salsicha alemã com cebola caramelizada na cerveja Bock- com cerveja Weiss; Panceta de rolo com geleia de pimenta – com cerveja Pilsen; Lascas de joelho de porco – com cerveja Red Ale; Picanha Vemaguet com molho de alcaparras, farofa de malte torrado e vinagrete – com cerveja IPA; e Bolo Vemaguet com calda de cerveja Bock –com cerveja Bock.
* Ainda vale a pena experimentar a gastronomia internacional do Restaurante Bella Vista do Chris Park Hotel, as fondues do Le Foyer - Chateau La Villette, a comida texana do La Florida Art BBQ, os deliciosos panines do Estação Toriba do Hotel Toriba, o rico buffet Restaurante Tainakan que fica dentro do espaço recreativo Tarundu, a cozinha rústica do Rancho Santo Antonio e as criações da culinária portuguesa do chef Nelsinho no Vila Chã.

Postagem: 12/09/2020

SANDUBAS DA HORA

Profissionais da área de comunicação, especialistas em gastronomia, mapearam um roteiro apetitoso dos melhores lanches da capital paulista, com degustação presencial ou via Delivery

 

BAR DESEMBARGADOR

Sanduíche de Linguiça_Bar Desembargador

Um dos atrativos do local – que já voltou com atendimento presencial – é o incrementado cardápio de comidinhas clássicas de boteco, petiscos e sandubas criativos. Os mais pedidos são:: Sanduíche de Filé Mignon R$ 42,00 (no pão ciabata, queijo, tomate e acompanha batata frita canoa); Sanduíche de Picanha R$ 31,00 (hambúrguer de picanha, queijo, tomate e alface no pão de hambúrguer, acompanha batata frita canoa) e Sanduíche de Linguiça (foto) R$ 30,00 (pão ciabata, queijo coalho, cebola roxa e batata frita).
BAR DESEMBARGADOR  
Rua Desembargador do Vale, 253 – Perdizes - São Paulo
Delivery pelos apps Uber Eats e iFood
Encomendas e reserva presencial: 11 3672 3676 - Whatsapp: 11 98999 7652
Take away e entregas nos bairros de Perdizes, Pompéia e região.

CANTAGALO BURGER

Cantagalo Burger

A sugestão da casa é degustar um menu especial de hambúrgueres (R$ 89,90), para até duas pessoas e servido em versões menores de quatro lanches do cardápio: Cantagalo Burger (dois burgers de carne bovina, queijo cheddar, mussarela, bacon glaceado, alface, tomate, picles e finas fatias de cebola roxa, servido no pão brioche); California Burger (burger de filé de frango grelhado, queijo cheddar, mussarela, alface e guacamole, servido no pão brioche); Ribs Burger (Costela bovina, temperada com sal grosso, assada lentamente e desfiada, acompanha tomate, rúcula, mussarela, manjericão e finas fatias de cebola roxa, servido no pão brioche); e o BBQ Burger (feito com carne bovina, queijo cheddar, cebola crispy, bacon glaceado, fatias de pimenta jalapeño e molho barbecue artesanal, servido no pão australiano).
O menu degustação inclui ainda uma fonte de cheddar, fritas crinkle, dois refrigerantes em lata e para encerrar um pudim de leite como sobremesa. Para os vegetarianos e veganos, a casa oferece opções de hambúrgueres que não levam proteína animal. A opção está disponível apenas no salão do estabelecimento.
CANTAGALO BURGER
Rua Cantagalo 383, Tatuapé - São Paulo
Delivery (www.cantagaloburger.com.br ou iFood ) de terça a quinta, das 17h às 23h15.
Sexta e sábado, das 11h às 23h15. Domingo das 17h às 23h15
Salão: sexta e sábado, das 12h às 15h e das 18h às 21h. Domingo, das 17h às 22h. 
Tel.: 11 2097-2830 | 11 98941 7059

QUINTAL BURGER 375

Bacon Burger _Quintal Burger 375

Ainda com o espaço físico fechado, atendendo apenas por delivery, o Quintal Burger 375 traz opções de hambúrgueres que não economizam no recheio. A sugestão para apetites aguçados é um dos hambúrgueres que mais fazem sucesso na casa: Bacon Burger 2.0 (R$ 46) com pão artesanal de brioche, dois hambúrgueres de 150g, bacon artesanal crocante, queijo prato, tomate e molho do Quintal. Além dos hambúrgueres tradicionais, a casa ainda oferece opção para vegetarianos ou os hambúrgueres smash.
QUINTAL BURGER 375
Delivery - Pedidos pelo whatsapp (11 94118-0403) ou https://app.anota.ai/pedido-online/QuintalBurger375

ROSSO BURGER

Rosso Burguer

Cada vez mais em alta, os smash burgers são mais comuns em sanduíches baixos, com poucos ingredientes. O que não é o caso do Ogro (R$ 29), assinado pelo mestre parrillero Mario Rosso. Com direito a dois hambúrgueres com 100g (cada) de carne, além de queijo prato e cheddar, o tenro pão de brioche ainda é recheado com alface, tomate, bacon e molho especial. Os burgers são todos assados na brasa a carvão em belas parrillas que foram montadas nas três unidades da hamburgueria: Sapopemba, Tatuapé e Vila Prudente.
ROSSO BURGER
Pedidos por iFood

MONTANA GRILL

Montanha Grill

O Montana Grill é a mais tradicional rede de grelhados do Brasil e possui uma linha especial com seis hambúrgueres. O destaque é para o Super Montana. O lanche leva dois deliciosos hambúrgueres artesanais de 150g cada, bacon, maionese Montana, quatro fatias de queijo, dois onion rings, molho barbecue e fritas.
MONTANA GRILL  
Pedidos por iFood

TEMPLO DA CARNE MARCOS BASSI

Sanduiche de Costela _ Tempo da Carne

O Templo da Carne Marcos Bassi oferece aos seus clientes o delivery de deliciosos sanduíches com seus cortes de carne especiais do cardápio principal. Nossa sugestão é o sanduíche de Fraldinha Filetada (R$ 32) – especialidade da casa – e o de Costela Bovina (foto - R$ 32), carnes assadas diariamente na churrasqueira do Templo da Carne e oferecidas em baguetes de pães artesanais Basilicata, com opções de escolha de molhos de alho, chimichurri e patê de cenoura para acompanhamento.
TEMPLO DA CARNE MARCOS BASSI
Rua Treze de Maio, 668 – Bela Vista
Cardápios e iFood: linktr.ee/templodacarnedelivery   
Encomendas no restaurante: 11 3296 6106 | 11 3251 1442. Entregas de quinta-feira a domingo.

 

FOTOS: GLADSTONE CAMPOS | GUILHERME OLIVEIRA

Postagem: 10/08/2020
Sommelier Lucas Cordeiro  

DICA DO SOMMELIER

Por Lucas Cordeiro (*)
Uma pergunta que me fazem muitas vezes é qual é o melhor vinho, um varietal (feito a partir de uma só uva) ou um assemblage (mistura de vinhos de duas ou mais uvas, também chamado blend ou vinho de corte)? Existem vinhos excelentes entre os dois tipos. Podemos usar duas regiões francesas famosíssimas que produzem exemplares excepcionais como exemplo. A Borgonha, especializada em varietais (tintos de pinot noir e brancos de chardonnay), e Bordeaux, especializada em assemblages tanto brancos quanto tintos.
E por falar em Bordeaux, é justamente essa região francesa que inspira este tinto sul-africano que quero apresentar: o Zorgvliet Silver Myn Argentum. Trata-se de um assemblage que leva cinco das seis uvas autorizadas para a produção de tintos em Bordeaux: merlot, cabernet sauvignon, cabernet franc, petit verdot e malbec.
Apesar da alma francesa, é o terroir que fala mais alto e marca a personalidade deste rótulo. As uvas são cultivadas nas encostas íngremes da montanha Simonsberg, em vinhedos que estão entre os mais altos de Stellenbosch. Os vinhos que compõem esse blend são de vinhedos individuais específicos, e são expressões deste terroir de montanha exclusivo. Por fim, a pequena vinícola Zorgvliet – uma das tecnologicamente mais avançadas da África do Sul – e o enólogo especialista no estilo de Bordeaux, Bernard Le Roux, também são responsáveis pela boa surpresa que é este vinho.
Conheça esse tinto que amadureceu 12 meses em recipientes de carvalho francês de diversos tamanhos e usos, cujo perfil exibe boa estrutura, taninos macios e um excelente equilíbrio em boca, além de deliciosos aromas de fruta negra e carvalho.
(*) Lucas Cordeiro é sommelier da Sociedade da Mesa
Para você matar a curiosidade, a SDM tem uma oferta relâmpago para este vinho: Quem tem o cupom de desconto I-SILVER na compra de 4 garrafas ou mais, ganha um superdesconto no preço unitário. Confira em https://vinhos.sociedadedamesa.com.br

Postagem: 10/08/2020

THE BEST OSTERIA FRANCESCANA

Chef Massimo Bottura

O chef italiano Massimo Bottura acaba de conquistar mais um tento em sua carreira profissional. Seu restaurante Osteria Francescana, em Modena, Itália, foi eleito o Melhor do Mundo 2020, segundo a William Reed Business Media, na avaliação de mais de mais de mil pessoas pesquisadas, entre chefs e a crítica especializada.
A Osteria Francescana foi inaugurada em 1995 na cidade de Modena, Itália. Em 2017, o restaurante já tinha conquistado segundo lugar na lista dos melhores restaurantes do mundo. Especializada na tradicional culinária italiana, a Osteria Francescana prima pelos pratos que fazem as honras da casa, como o apreciado Bollito que virou o preferido dos clientes. Para o chef Massimo, “sua cozinha é como uma Ferrari, um prazer incomparável mas que requer altos gastos”.

Postagem: 07/07/2020

7 DE JULHO, DIA MUNDIAL DO CHOCOLATE

chocolate com pá

Reza a lenda que o chocolate teve origem no México, provavelmente durante a cultura asteca, quando era consumido em forma de bebida. Introduzido na Europa no século XVI (no Brasil, a partir do século XVII), conheça cinco curiosidades sobre a produção do produto, atualmente consumido no mundo inteiro

1- O CACAU NÃO TEM GOSTO DE CHOCOLATE

A poupa do cacau in natura não tem o gosto e o cheiro característicos do chocolate. O aroma começa a ser desenvolvido na etapa de secagem da amêndoa de cacau (a semente do fruto), ainda na fazenda. Depois é acentuado no processo de torrefação, que tira a umidade da amêndoa, antes de ela seguir para o processo de moagem. Somente nas indústrias de chocolate, durante o processo de conchagem, é que seu sabor se consolida.

2- CHOCOLATE BRANCO TEM CACAU, SIM

Durante o processo de moagem, realizado em sua maioria por indústrias processadoras de cacau, são obtidos da amêndoa dois subprodutos: a torta de cacau (massa resultante da moagem) e a manteiga de cacau (gordura que é presente na amêndoa). A receita básica do chocolate branco é composta por manteiga de cacau, leite e açúcar. Não há adição da torta de cacau, que dá a coloração e característica do chocolate preto.
barras de chocolate  

3- O REFINAMENTO DO CHOCOLATE PODE LEVAR HORAS, ATÉ DIAS

A conchagem, um longo processo de mistura, agitação e aeração do chocolate em forma líquida e aquecida, pode levar de 12 horas a até dias. A quantidade de tempo depende do tipo de produto escolhido pelo fabricante. Esse processo determina a textura do chocolate e consolida seu sabor. Esta etapa acontece logo depois da mistura dos ingredientes que dão vida ao chocolate: licor de cacau ou torta de cacau (massa resultante do processo de moagem da amêndoa de cacau), manteiga de cacau (também resultante do processo de moagem), leite (se a receita for de chocolate ao leite) e açúcar ou outro tipo de adoçante. Outros ingredientes também podem ser adicionados ao longo do processo de conchagem.


4- TONELADAS DE BOMBONS

As caixas de bombons lideram a fabricação de produtos de chocolate em termos de toneladas produzidas. Segundo a ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Baças, em 2019, essa categoria de produto representou 22% do total das 559 mil toneladas de chocolate fabricadas, sem contar achocolatado em pó. Somando achocolatado em pó, a produção total da indústria brasileira no ano passado foi de 756 mil toneladas.

5- MÃOS AO CHOCOLATE

A indústria nacional de chocolate emprega 23,6 mil pessoas de forma direta. Análise da Consultoria Tendências, encomendada pela ABICAB, em 2018, indicou que a cada emprego gerado no setor, outros 3,78 postos são gerados de forma indireta.
Informações da ABICAB - Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas.
Fotos: Pinterest

Postagem: 01/07/2020

AIRBNB EXPERIENCE ON-LINE

Os amantes da gastronomia agora têm uma oportunidade de ficar mais perto de grandes chefs estrelados no Guia Michelin, mesmo em tempos de isolamento social
chef alberto landgraf chef edson yamashita chef ivan muñoz chef giouseppe iannotti chef marc favierEncontro com chefs estrelados: Alberto Landgraf, Edson Yamashita, Ivan Muñoz, Giuseppe Iannotti e Marc Favier
O Airbnb está promovendo uma série de experiências on-line com aulas de culinária oferecidas por chefs renomados, com estrelas Michelin. Os encontros (pagos) trazem receitas e técnicas exclusivas desses profissionais e que podem ser recriadas na cozinha de casa. O chef brasileiro Alberto Landgraf (uma estrela Michelin), do Oteque, eleito o melhor restaurante contemporâneo do Rio de Janeiro pelo Guia Comer & Beber de 2019, vai ensinar como preparar os melhores petiscos brasileiros, misturando alta gastronomia e ingredientes fáceis do dia a dia para todos os públicos. Pelo mesmo guia, Alberto foi eleito Chef do Ano 2019.
Além da cozinha de Alberto Landgraf, os participantes também podem explorar as histórias e curiosidades por trás da culinária japonesa do chef Edson Yamashita, também brasileiro; da gastronomia espanhola com chef Ivan Muñoz, dos segredos italianos com chef Giuseppe lanotti e da cozinha mediterrânea com frutos do mar do chef Marc Favier.
"A programação oferece a oportunidade para conexão entre os chefs e o público. Graças à tecnologia, conseguimos proporcionar às pessoas uma atividade de lazer diferente em casa, também abrindo caminho para que elas conheçam culturas de diferentes países. Neste caso, por meio da gastronomia", diz Marcia Motta, gerente de Experiências do Airbnb na América Latina.
Links no texto grifado em azul e o acesso a todas as aulas dos chefs premiados AQUI.

Postagem: 18/03/2020

SABORES DA AMAZÔNIA

Restaurante Juma Ópera

O novíssimo hotel-boutique Juma Ópera, em Manaus, capital amazonense, oferece irresistível imersão na gastronomia local, com pratos elaborados pela chef Sofia Bendelak, servidos no restaurante gazebo com vista para o Teatro Amazonas

As criações elaboradas pela chef Sofia Bendelak, mescla a riqueza dos ingredientes amazônicos com receitas consagradas e técnicas internacionais. O cardápio apresenta duas versões: 'Amazônia Profunda' -, que é totalmente local e explora os melhores peixes, frutos, raízes e vegetais regionais, e 'Clássicos', para aqueles que não abrem mão de um prato tradicional bem executado. Tudo isto servido no fotogênico Restaurante Ópera, um elegante gazebo com cúpula de ferro e paredes envidraçadas, com vista para o Teatro Amazonas, símbolo máximo do período brasileiro da extrasão da borracha, em pleno centro histórico da capital manauense.

Juma Ópera Restaurante Chef Sofia Bendelak Juma Ópera Restaurante

Juma Ópera Hotel Teatro Amazonas


Postagem: 31/10/2019

MESTRES-CUCAS ASSINAM CARDÁPIOS EM ALTO-MAR

Chefs MSC

Equipe estrelada formada por chefs de reputação internacional cria verdadeiras delícias à bordo dos cruzeiros da MSC. São eles (da esq. p/ dir.): Carlo Cracco, Jereme Leung, Roy Yamaguchi, Harald Wohlfahrt, Ramon Freixa, Raymond Blanc OBE e Jean-Philippe Maury

Chef Roy Yamaguchi COMIDA ASIÁTICA

Considerada a maior empresa privada de cruzeiros do mundo, a MSC Cruzeiros firma parcerias exclusivas com chefs renomados, oferecendo à bordo o melhor da culinária internacional. Nos navios MSC Seaside e MSC Seaview, por exemplo, o inovador chef nipo-americano Roy Yamaguchi proporciona três experiências fantásticas da gastronomia pan-asiática no Asian Market Kitchen. Lá, uma das opções é o Teppanyaki, um moderno restaurante com balcões que permitem aos viajantes assistir a um verdadeiro show durante preparo de deliciosos pratos. Já o Asian Fusion possui um menu cheio de criações orientais para serem degustadas com vista maravilhosa para o mar. Finalmente, a terceira proposta é o Sushi, com ampla variedade de frescos sushis, sashimis e tempurás preparados por chefs mestres em sushis.

Chef Ramon Freixa IGUARIAS ESPANHOLAS

Outra parceria especial é com o chef espanhol com duas estrelas Michelin, Ramón Freixa, famoso por apresentar uma culinária ousada e inovadora, aliada a técnicas apuradas na criação de deliciosas iguarias. Ramon não só simboliza a excelência na gastronomia espanhola com um estilo moderno, compartilhado com a diversicada culinária mediterrânea. A parceria deu origem ao Ocean Cay by Ramón Freixa, encontrado a bordo do MSC Seaview, com pratos sofisticados de peixes e frutos do mar.

Chef Harald Wohlfahrt PEIXES E FRUTOS DO MAR

Deliciosos pratos de peixes e frutos do mar também são oferecidos no Ocean Cay Seafood Restaurant, a bordo do MSC Seaside e MSC Meraviglia, sob os auspícios do chef alemão Harald Wohlfahrt. Eleito um dos 10 melhores chefs do mundo e o único chef alemão a ter três estrelas Michelin por 25 anos consecutivos, Wohlfahrt desenvolveu dois diferentes pratos principais para a Noite de Gala.

Chef Raymond Blanc Chef Carlo Gracco Chef Jereme Leung MENU DE GALA

Um dos melhores chefs do mundo, Raymond Blanc OBE, com duas estrelas Michelin, também está entre os chefs parceiros da companhia marítima. Atualmente ele desenvolve um prato para o menu da Noite de Gala. Também o premiado chef italiano Carlo Cracco (uma estrela Michelin), elabora pratos especiais para o menu da Noite de Gala e menus de Natal e Ano Novo, além do DOREMI Chef by Carlo Cracco, uma atividade culinária para crianças. O restaurante Sea Pavilion, a bordo do MSC Splendida, também faz parte da viagem gastronômica oferecida pela companhia marítima. Sua cozinha leva a assinatura do chef chinês, Jereme Leung, expert em criar pratos contemporâneos dos tradicionais clássicos chineses.

Chef Jean Philippe-Maury GULODICES DE CHOCOLATE

Os hóspedes da MSC Cruzeiros também podem descobrir os prazeres do chocolate por meio das delícias do premiado chocolatier e pastry chef Jean Philippe-Maury. Duas vezes campeão mundial em confeitaria, Jean é um mestre para todos que adoram doces e, na MSC Cruzeiros, combina seu savoir faire em dois conceitos distintos: o Chocolat & Café e o Crêpes & Gelatos, que podem ser encontrados a bordo do MSC Meraviglia e MSC Bellissima. O primeiro é uma chocolateria aberta para que os hóspedes possam observar as criações de peças sendo feitas ao vivo, saborear bombons de chocolates artesanais, 13 tipos de macarons, 6 tipos de trufas, além de poderem personalizar barras de chocolates em tablets eletrônicos. O segundo oferece delícias produzidas com uma seleção requintada de combinações de sabores caseiros. São 13 sabores de sorvetes, 4 de sorbet, 10 tipos de crepes exclusivos, 5 tipos de milk shakes, 3 bebidas "stay fit", 4 tipos de smoothie e 9 sundaes.

Postagem: 3/10/2019

ALQUIMIAS PERFUMADAS NO VENUTO

Salão interno Venuto Eating Bar

VL - Chic Food foi conhecer o Venuto Eating Bar, misto de bar e restaurante que traz de volta para a noite paulistana o premiado bartender Marcelo Serrano e equipe formada por fieis parceiros do extinto Brasserie des Arts

por LUIZ FRANÇA
Venuto Eating Bar Nos últimos anos, o bartender Marcelo Serrano, figura conhecida no cenário paulistano, atuou como uma espécie de consultor gastronômico para importantes bares da cidade, até que resolveu mergulhar em uma nova empreitada, inaugurando o charmoso Venuto Eating Bar (no bairro dos Jardins), juntamente com velhos e fiéis parceiros do extinto Brasserie des Arts. São eles: Frederic Renaut, franco brasileiro empreendedor e idealizador do projeto e atualmente na direção do Venuto; Jimmy Kerber, publicitário à frente do marketing; e Jean Patrick, cuidando da administração financeira.
 Marcelo Serrano Venuto Eating Bar drink Venuto

DICA DE VERÃO: DRINK VENUTO

Pequeno, porém charmoso (apenas 55 lugares), o Venuto (do Latim, “Aquele que tem boa sorte” ou no dicionário italiano, “Aquele que chegou”), é um misto de bar e restaurante que promete figurar entre os locais mais frequentados no próximo verão paulistano. Para isto, Marcelo aposta na sua mais recente criação: o drink Venuto (que este escrevinhador experimentou e aprovou), uma mistura de Vodka Absolut, Amaretto, Abacaxi, Uva, Bitter e Yuzu. De sabor peculiar, o coquetel é servido numa sugestiva leiteira de cobre personalizada, uma ideia bem bolada que aguça a vontade de querer levar o pequeno vasilhame pra casa como souvenir. Para compor a linha de frente da carta de drinks do bar, estrategicamente situado logo na entrada do Venuto (ideal para quem pretende somente bebericar e degustar saborosos petiscos oriundos da cozinha do Venuto), listam outras atrações: Dark Angel (Jabuticaba, Gengibre, Limão, Água sem gás), Soda Milanese (Toranja, Monin bitter, Água com gás, Alecrim), Fresh Veneza (Suco de abacaxi, Hortelã, Spirulina, Gengibre.) e French Lemonade (Chá de Hibisco, Yuzu, Agave, Água sem gás).

Drink Hugo Boss Venuto Eating Bar Drink Rossetto Venuto Eating Bar

ALQUIMIAS PERFUMADAS

Quem acompanha a trajetória bem-sucedida de Marcelo Serrano no ramo de coquetelaria, sabe muito bem que sua característica principal é criar drinks elaborados com ingredientes diferenciados. Imbuído desta premissa, nosso Mago dos Drinks dá asas às sua imaginação ao buscar novas combinações, desta vez utilizando elementos inerentes na elaboração de perfumes e essências. Em parceria com a conceituada perfumista sênior Monica Rossetto, a dupla explorou notas cítricas, florais, aromáticas, amadeiradas, notas de polpa de frutas e notas doces, cujo resultado alquímico poderá ser conferido entre quatro opções da carta de drinks do Venuto: Drink Jersey de Chanel (Vodka Elyx com infusão de Lavanda, Leite de Amêndoas, Limão e Caramelo salgado); Drink Si, um Chypre fresco (família olfativa) inspirado na fragrância de Giorgio Armani, com Vodka Absolut Pears, Lichia, Rosas, Toranja, Limão e Espumante; Drink Hugo ( inspirado no perfume Hugo Boss, servido com uma gravatinha borboleta), com Rum Havana Club 7 anos, Vodka de Pera, Xarope de Hortelã, Limão e Essência de Patchouli; e Drink Rossetto (em homenagem a perfumista), Blended de Runs com Havana Club, Spicy Mango, Chá de Hibisco, Limão, Bitter e Sálvia.
Fotos: Drinks Hugo e Rossetto

Bolinho de Risoto Venuto Eating Bar Profiterole de Queijo Brie Venuto Eating BarCarpaccio Gratinado Venuto Eating Bar Prime Ribs de Leitão Venuto Eating Bar

Fotos: Bolinho de Risoto, chef Luciano Gama, Profiterole de Queijo Brie, Carpaccio Gratinado e Prime Ribs de Leitão

ITALIAN FOOD

O conhecido chef Sergio França, especializado em culinária contemporânea italiana, assina o primeiro cardápio do Venuto, com pratos especialmente elaborados para o restaurante, ao mesmo tempo em que resgata alguns itens do cardápio do Brasserie des Arts, quando esteve à frente da cozinha do extinto restaurante. Entre eles, o Carpaccio Gratinado e o Profiterole Recheado de Queijo Brie e Mel Trufado, ótimas sugestões de entradas. Como prato principal, Prime Ribs de Leitão ao Molho Poivre, Ervas Crocantes, Brócolis e Batatas Rústicas (sugestão do chef acatada para degustação), além de massas recheadas com molhos leves, assados e risotos com ingredientes surpreendentes. Para sobremesa, Tarte Tatin de Banana e Maça com Sorvete de Canela. Como chef executivo, o Venuto conta com a expertise de Luciano Gama, com passagens por vários restaurantes estrelados na capital paulista, como a do Hotel Emiliano, Due Cuochi e a própria Brasserie des Arts.

PROGRAME-SE

Venuto Eating Bar
Rua Peixoto Gomide, 1658 – Jardins
Reservas tel.: (11) 30635074
Terça-feira a quinta-feira, das 12h às 15h, e das 19h até meia noite
Sexta-feira e sábado, das 12h às 15h, e das 19h até 1h da manhã
Domingo, das 12h às 17h, e das 19h às 22h
Wi-Fi, música ambiente; acesso e banheiro para deficiente
Sociedade Venuto Eating Bar

 

 

No balcão iluminado do bar do Venuto: Jean Patrick, Marcelo Serrano, Frederic Renaut e Jimmy Kerber

Postagem: 9/9/2019

EXPOFLORA 2019
Chefs confeiteiros criam doces inspirados em flores

Este ano, a Primavera serviu de inspiração para chefs criarem quitutes que podem ser saboreados em Holambra, como sobremesa ou acompanhados por um delicioso cafezinho

A Expoflora, exposição de flores que acontece todos os anos em Holambra, interior do Estado de São Paulo, atrai mais de 300 mil turistas de todas as regiões brasileiras. A gastronomia holandesa exerce uma forte atração entre os visitantes, motivo de sobra para os chefs das confeitarias e restaurantes instalados no parque criarem delícias que despertam a gula de qualquer um. Confira as novidades mais apreciadas:

TULIPA DE CHOCOLATE(Casa Bela Restaurante)

Tulipa de Chocolate Expoflora 2019 Poffertjes Expoflora 2019

O chef Pablo Schoenmaker apresenta sua Tulipa de Chocolate (foto com prato florido), um doce de chocolate com creme de avelã com flocos de arroz e de baunilha no formato da Tulipa, flor símbolo da Holanda. Outra novidade do restaurante são as novas versões do poffertjes (fofinhos) com cobertura de requeijão cremoso com goiabada e, na opção salgada, com requeijão cremoso e bacon crispy. Tradicionalmente, essa espécie de panquequinha feita em frigideira especial com pequenas cavidades de cerca de 3 cm de diâmetro para dar o formato ideal ao doce, é servida com manteiga e açúcar (tradicional) ou com morango e chantilly.
CURIOSIDADE: O Poffertjes, vendido nas ruas das principais cidades da Holanda desde século XVIII, é, na verdade, francês.  Na época de Napoleão, com a escassez de farinha de trigo e sobra de trigo sarraceno, as freiras começaram a experimentar receitas alternativas para a produção de hóstias, dando origem ao poffertjes. Com o passar do tempo, a França esqueceu essa delícia e a Holanda acabou ficando famosa por seus apreciados “fofinhos”.

LENTEBLOEM (Confeitaria Martin Holandesa)

Lentebloem Expoflora 2019 Schuim Gebak Expoflora 2019
O chef Frank Martin Gerritsen criou o doce Lentebloem (Flor da Primavera). A receita consiste em um creme de amêndoas com mousse de creme de leite e cobertura de morangos frescos e chantilly. Outra novidade é o Schuim Gebak (Merengue Holandês), uma base de suspiro recheado com creme de baunilha, frutas, geleia de brilho e chantilly.

KIPSATÊ (Restaurante Pannekoek)

Kipsatê Expoflora 2019

Assinando também o cardápio do Restaurante Pannekoek, Frank Gerritsen elaborou o Kipsatê: filet de frango ao molho satê (à base de amendoim, pimenta, leite de coco e molho de soja) servido com arroz típico holandês e batatas fritas.

KERSENSTRUDEL (Confeitaria Doce de Rosas)

Kersen Strudel Expoflora 2019

Uma tradicional massa holandesa recheada com geleia de cereja.

STOOPWAFEL (Oma Beppie)

Stoopwafel Expoflora 2019

A novidade este ano do Stoopwafel, sobremesa tradicional da loja Oma Beppie, é a introdução de mais dois recheios na sobremesa: café e abacaxi com gengibre. Para o recheio, a tradicão é utilizar o caramelo, mas há anos a própria Oma Beppie já criou a bolacha com recheio também de chocolate.
CURIOSIDADE: Diz a lenda que o stroopwafel originou-se na cidade de Gouda, na Holanda, única a produzi-lo até 1870. Teria sido criado pelo padeiro Geraldo Kamphuisen, em 1810, com as sobras de diversas bolachas da produção (migalhas) adoçadas com um caramelo.

PROGRAME-SE

EXPOFLORA 2019
Holambra - SP
Área com 250 mil m², onde funciona duas grandes praças de alimentação, oferecendo 16 lanchonetes, sete restaurantes e duas confeitarias.
De sexta a domingo, das 9h às 19h
Até dia 29 de setembro de 2019
Vendas de ingressos www.ingressorapido.com.br ou www.expoflora.com.br

Postagem: 6/9/2019

GASTRONOMIA SAUDÁVEL NA MANTIQUEIRA

Bistrô do Alto Gonçalves MG

Formada pela escola de gastronomia Le Cordon Bleu, de Londres, a chef Patrícia Lopes assina o cardápio do Bistrô do Alto, em Gonçalves (MG), um festival de pratos elaborados com uma variedade de produtos produzidos artesanalmente, um deleite para os amantes da gastronomia saudável

Das entradas passando para o prato principal até chegar nas sobremesas, o Bistrô do Alto, cujo ambiente ostenta ares de livraria, oferece no seu cardápio opções de raviolis, risotos, sopas, quiches, pães, croques, tortas, waffes e doces elaborados de forma artesanal. O festejado menu degustação da casa, elaborado pela talentosa chef Patrícia Lopes, é contemplado com saladas de folhas orgânicas, Ceviche da Mantiqueira (montada com truta defumada) ou Guinoa com Ratatouille. Como prato principal, as sugestões de Patrícia são: Linguine com Shitake, Ravioli Verde com Mussarela de Búfala ao molho de tomates frescos, Penne a la Butera (com opção sem glúten), Ravioli de Pera e Queijo Gorgonzola na Manteiga de Sálvia, Risoto de Funghi Secchi ou Risoto de Açafrão da Terra com Linguiça. O cardápio oferece ainda uma série de opções de comidinhas rápidas e o tradicional Fondue Suíço, que pode ser acompanhado por alguns rótulos de vinhos estrelados que valorizam a adega da casa. A lareira existente no salão torna o ambiente ainda mais aconchegante, acolhedor e romântico. Vale a pena conferir.

Bistrô do Alto Gonçalves MG Bistrô do Alto Gonçalves MG Cevice da Mantiqueira Bistrô do Alto Gonçalves Ravioli Verde Bistrô do Alto Gonçalves MG

SABORES DA MONTANHA

O Bistrô do Alto engrossa o time de estabelecimentos filiados à associação Sabores da Montanha, que reúne os melhores e mais conceituados restaurantes, gastrobares, cafés, pizzarias, chocolaterias e cervejarias artesanais de municípios da Serra Mantiqueira dos estados de São Paulo e Minas Gerais. A entidade trabalha na promoção e no fomento do setor durante todo o ano, na valorização da culinária local e regional, além da criação de ações para manter índices de frequência na baixa temporada, como a realização de eventos e festivais.

PROGRAME-SE

BISTRÔ DO ALTO
Praça Monsenhor Dutra, 246 – Centro – Gonçalves – MG
Tel.: +55 35 3654 1241
Quinta a domingo, das 12h às 16h30 e das 19h às 22h
Fotos Reginaldo Pupo: Entrada, salão interno, biblioteca, Ceviche da Mantiqueira e Ravioli Verde com Mussarela de Búfala ao Molho de Tomates Frescos

Postagem: 3/9/2019

CULTURA E GASTRONOMIA EM GRAMADO

O 11º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado (RS) acontece até 22 de setembro de 2019, com quiosques de comida de rua, festins, shows musicais, cursos e oficinas na Cozinha Experimental. Fazendo parte da programação do festival, o Hotel Saint Andrews promoverá no dia 12 próximo, um jantar especial com quitutes preparados pelos chefs Giuliano Olmos (na foto, sentado) e Jorge Ruiz, do restaurante Domus Mare, em Viña del Mar, no Chile. Giuliano e Jorge são conhecidos pela culinária particular com influências da cozinha mediterrânea, além de bases na tradicional cozinha italiana, uma das mais saborosas do planeta. Para harmonizar com as delícia preparadas pelos chefs, uma seleção dos melhores rótulos de tradicionais vinhos chilenos. O 11º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado é uma realização da Gramadotur em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região das Hortênsias, e promoção da Prefeitura Municipal de Gramado.

11º Festival Cultura Gastronomia Gramado Chefs Giuliano Olmos Jorge Ruiz Saint Andrews Gramado


Postagem: 22/7/2019

FESTIVAL AGITA TEMPORADA NA ORLA PAULISTA

Em sua 10ª edição, o Festival Gastronômica do Guarujá, balneário situado no litoral paulista, agita essa temporada de férias julinas, oferecendo o que há de melhor da culinária local nas dependências do festejado Casa Grande Hotel Resort & Spa
10º Festival Gastronômico do Guarujá A realização do evento em um local com maior visibilidade veio agregar novas oportunidades para o festival incrementar as férias julinas, período considerado pouco atraente quando pensamos em despertar interesse de turistas para destinos praianos na região sul do país, onde o inverno costuma ser mais rigoroso. Como novidade nessa edição do festival, seus organizadores optaram em diversificar as atrações culinárias com a inclusão de novos restaurantes (11 participando com stands no Casa Grande Hotel Resort & Spa; 6 atendendo em seus próprios endereços), para satisfazer públicos de apetites variados. Afinal, a ideia original da festividade gastronômica é mostrar o que há de melhor em opções comestíveis no Guarujá, dos pratos mais simples, mas nem por isso pouco saborosos, até preparos mais elaborados, com forte tendência para a alta gastronomia. Daí, aquela errônea impressão de que os principais cardápios do balneário são preenchidos somente com opções regionais que tendem para sugestões de pescados e frutos do mar, pode ser desmistificada no festival com atrações de caráter internacional.

10º Festival Gastronômico do Guarujá 10º Festival Gastron}omico do Guarujá 10º Festival Gastronômico do Guarujá

ESPECIALIDADES CULINÁRIAS

A cozinha peruana, por exemplo, tem forte representação no festival através do Dati Restaurante, cuja sugestão para degustação é a Causa, uma entrada típica do país andino preparada com temperos especiais, purê de batata, abacate e atum (outras opções são servidas com siri, camarão ou salmão). Já o Rudy´s sugere o Mix do Alemão, uma espécie de combo contendo bolinho de carne, canapé de rosbife, salsicha Viena e salada de batata especial; o Thai, restaurante asiático que faz parte do complexo gastronômico do Casa Grande Hotel & Spa, apresenta seu Arroz Sauté com carne, frango, camarão e ovos mexidos; A Tasca Premium, cujo forte são especialidades da culinária portuguesa, oferece seu premiadíssimo Bolinho de Bacalhau, uma tradição do restaurante que conquista paladares adeptos da linha gourmet; e o Miyazaki Gastronomia Oriental com seu bem elaborado Hot Roll Filadélfia, contendo salmão com cream cheese, cebolinha e molho tarê.
O 10º Festival Gastronômico do Guarujá é uma realização da Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (ACEG), com apoio das secretarias de Turismo (SETUR) e de Cultura, e do Conselho Municipal de Turismo (COMUTUR).
Mix Alemão Rudys 10º Festival Gastronômico do Guarujá Bolinha de Bacalhau A Tarca 10º Festival Gastronômico do Guarujá Entrada Peruana 10º Festival Gastronômico do Guarujá Especialidades gastronômicas no festival: Mix Alemão (Rudy´s), Bolinhos de Bacalhau ( A Tasca Premium) e Causa (Dati Restaurante)
 
PROGRAME-SE
10º Festival Gastronômico do Guarujá
Casa Grande Hotel & Spa
Avenida Miguel Stefno, 1001 – Enseada
De terça a domingo, das 16h às 23h
Até dia 27 de julho de 2019
10º Festival Gastronômico do GuarujáOrganizadores do festival: Lourival de Pieri, diretor-geral do Casa Grande Hotel Resort & Spa; Jairo Nobre, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (ACEG) e Marcelo Nicolau, secretário de turismo interino (SETUR)

Postagem: 22/7/2019

FRÊ PET FRIENDLY

Restaurante Frê

No bucólico bairro de Higienópolis, na capital paulista, o Frê Restaurante tem ares de um loft rústico nova-iorquino e um cozinha diferenciada que preza pela qualidade dos ingredientes no preparo de pratos inusitados e saborosamente criativos

A ideia do Frê Restaurante surgiu a partir de um prédio já existente no bucólico bairro de Higienópolis, na capital paulista, com características que remetem aos idos dos anos 1950. Do projeto arquitetônico aos elementos de decoração, tudo foi pensado com a proposta de criar um espaço diferenciado. De fato, a sensação que temos ao adentrar no restaurante, com seus 500 m² de pé direito, é de estar em um loft rústico nova-iorquino, onde os tijolos aparentes se misturam ao ferro e ao concreto.

Adega Restaurante Frê Bar Frê Restaurante

O melhor, contudo, está por vir, onde o visitante deverá estar preparado para uma imersão gastronômica, sob os auspícios do chef Luís Otávio Fernandes. Do variado cardápio da casa sobressaem criativos pratos e petiscos que podem ser acompanhados durante o preparo, através de uma bonita cozinha vitrine com moderna forneria. As pizzas são referência por excelência: massa leve, crocante, que passa por longa fermentação, de 48 a 72 horas. São 12 opções no cardápio em formato individual e preparadas com molho de tomate natural. O destaque é a Pizza Burger, um hambúrguer feito com blend exclusivo de carnes, que ganha cebola caramelizada e cheddar inglês, envolto na massa de pizza e acompanhada de salada. Além dela é possível saborear outras diferentes versões autorais, caso da Caprese – muzarella de búfala, tomate pelado e pesto, da Mix de Cogumelos - mozzarella de búfala e mix de cogumelos Paris, Shitake, Shimeji e Eringy, e da Burrata - molho de tomate natural com manjericão e burrata inteira. A massa utilizada nas pizzas é tão leve e especial que dá versatilidade para a criação de outras delícias, como panines, crostines, bruschettas e pães rústicos que acompanham algumas sugestões do cardápio. Risotos especiais são criados e oferecidos toda noite além do cardápio principal. Para harmonizar com essas delícias gastronômicas, o restaurante oferece drinks clássicos e autorais, além da carta de vinho confinada em um fotogênica adega que reserva vinhos e espumantes de vários rótulos e procedências.

Pizza Calabresa Restaurante Frê Chef Luís Fernandes Restaurante Frê Pizza Zucchini Restaurante Frê Bruschetta Cogumelos Restaurante Frê

ARTE & PET FRIENDLY

Enquanto a clientela aprecia os quitutes refinados do Frê, o momento é um convite para apreciar as obras de arte e objetos assinados por designers de renome que compõem todos os ambientes internos da casa. É possível apreciar obras de artistas plásticos conceituados como Gabriel Wickbold, Paula Delmanto, Fernando Bento e Paulo Von Poser. O espaço está aberto para artistas plásticos que queiram expor e vender as suas obras, passando por uma curadoria antes de serem expostas. Na decoração, assinada pelos designers Vinicius Quaresma e Paula Siqueira, o destaque é o par de luminárias Zettel’z do renomado light designer alemão, Ingo Maurer. Folhas de papel japonês translúcidas exibem cartas de amor escritas em diferentes idiomas suavizando a luz que se espalha pelo ambiente. Papéis em branco aguardam a criatividade dos clientes. Com tantos argumentos convincentes, o Frê Restaurante é um local para curtir momentos agradáveis e vivenciar novas experiências, onde os pets são sempre bem-vindos. Serviente na medida certa, sem dúvida foi criado para encantar clientes.
Salão Restaurante Frê Restaurante Frê (de cima para baixo): Detalhes da adega e bar; Pizza Calabresa e o chef Luís Otávio Fernandes; Pizza Zucchini e Bruschetta de Cogumelos; salão interna com a criativa instalação da luminária Zettel´z assinada pelo designer alemão Ingo Maurer
PROGRAME-SE
Frê Restaurante
Rua Tupi, 228 – Higienópolis – São Paulo – SP
Terça a quinta-feira, das 19h às 23:30h; sexta e sábado, das 19h às 24h; domingo, 19h às 23:30h
Aceita todos os cartões de crédito -  menos tickets refeições
Reservas tel. 11 95047 7200, das 18:30h às 20h

Postagem: 12/4/2019

SEGREDOS DO CHOCOLATE

Com a proximidade da Páscoa, o suíço Julien Boutonnet, MOF e chef da EHL – Ecole Hôtelière de Lausanne, respeitável escola de hotelaria no mundo, listou 20 segredos da secular arte de fazer chocolate

chef Julien Boutonnet Chocolat Suisse

Embora os suíços não tenham sido os primeiros europeus a terem fabricado o chocolate, eles foram pioneiros na adição de leite no cacau para a fabricação dos produtos, em 1875. Quatro anos mais tarde, foi criada a primeira barra de chocolate ao leite como conhecemos até hoje. De fato, a paixão nacional dos suíços pela iguaria e a combinação de ingredientes de primeira, faz com que o chocolate local ostente o título de ser o melhor do mundo. Vamos às considerações do chef Julien Boutonnet:

Chocolat Suisse

1-O cacau é originário da Bacia do Rio Amazonas na América do Sul, mas atualmente 2/3 da produção mundial estão concentrados na Costa do Marfim, na África.
2-O chocolate foi consumido pela primeira vez durante rituais das antigas civilizações Maias e Astecas. Sua introdução na Europa veio acontecer somente no Século XVI, sendo consumido apenas pela realeza e a alta classe da corte.
3-Em 1875, a fábrica de chocolate suíça Cailler criou o chocolate ao leite, adicionando leite em pó à preparação.
4-Os grãos de cacau devem ser fermentados para realçar o sabor da fruta, e seus grãos secos e torrados. Depois, a casca é finalmente removida para produzir a forma áspera de chocolate, conhecida como a massa de cacau.
5-Uma barra de chocolate de 100g contém aproximadamente 80 grãos de cacau.
6-O chocolate escuro (que deve conter pelo menos 35% de sólidos de cacau) é citado como o mais saudável. Quando a porcentagem sobe para 70%, surgem notáveis ​​benefícios para a saúde, entre eles, a redução do risco de desenvolver doenças cardíacas.
7-O chocolate branco muitas vezes não é considerado chocolate, pois contém apenas manteiga de cacau, açúcar e leite.
8-A qualidade de uma barra depende principalmente dos grãos. A maneira como eles são fermentados e torrados, principalmente se todos eles vêm de um mesmo produtor ou não, distingue um chocolate excelente de um bom.
9-Está provado cientificamente que o chocolate é um dos alimentos mais viciantes.
10-A presença de serotonina no chocolate estimula o cérebro, relaxa o corpo e propicia uma sensação de felicidade.
11-Um grão de cacau contém cerca de 0,2% de cafeína.
12-Para aumentar o sabor de uma barra, os fabricantes de chocolate geralmente adicionam café ou nozes. Mas outros produtos combinam bem com chocolate. Você já experimentou uma barra de chocolate quente?
13-A melhor maneira de armazenar chocolate é mantê-lo em local seco e fresco. Uma barra de chocolate não deve ser armazenada na geladeira.
14-O chocolate tem uma temperatura de fusão muito baixa, situada entre 30°C e 32°C. É por isso que se derrete lentamente em nossa boca.
15-Basta apenas algumas horas para transformar o chocolate no produto acabado que será vendido nas lojas. Depois, a barra poderá ser armazenada por algumas semanas.
16-A barra de chocolate é naturalmente brilhante quando o chocolate é moldado em um recipiente de plástico.
17-Ao contrário do que muita gente pensa, o período com maior adesão ao chocolate é na comemoração do Dia dos Namorados, e não na Páscoa.
18-Os maiores consumidores de cacau do mundo são os alemães, suíços e belgas, com até 11 kg de chocolate por ano per capita.
19-O chocolate ocupa um lugar importante no comércio global: três milhões de toneladas de cacau são torrados a cada ano.
20-Aqui na EHL, o best-seller é a barra de chocolate com leite e avelã. Isso pode estar relacionado à nossa situação geográfica, em Lausanne, na Suíça.

Postagem: 4/2/2019

LA CASSEROLE: MENU DE VERÃO

Tradicional restaurante francês na capital paulista convida curiosos ‘gourmands’ para uma viagem inusitada: apreciar um roteiro de vinhos de verão que fogem das regiões habituais e das uvas dominantes de cada Terroir, com um menu especial harmonizado

La Casserole Fachada

Da Hungria, essencialmente conhecida por seus vinhos de sobremesa (batizados de Tokaji), o restaurante sugere um branco seco: o Mandolas, da Vinícola Oremus, produzido com a uva Furmint. Mesmo sendo responsável por popularizar o vinho no ocidente, a Grécia não costuma "vir à cabeça" quando pensamos em rótulos europeus. A sugestão da terra dos deuses é o Monograph Moschophilero, vinho branco feito na região de Peleponeso. E, de acordo com a tradição francesa de verão, não poderia faltar um frutado Rosé. A surpresa, neste caso, fica por conta do Quinta da Lagoalva, vinho feito em Portugal com a uva Syrah, de origem também francesa. Para aproveitar cada local desta viagem pela Europa, a casa estará servindo simultaneamente taças de 150ml de cada um dos três vinhos - que podem ser acompanhadas dos clássicos listados na adega do La Casserole ou por um menu especialmente elaborado em perfeita sintonia de harmonização com os vinhos estrelados. Confira na sequência, as sugestões da casa:

La Casserole Vinhos de Verão

ENTRADAS
Tartine de Salmão Defumado ou
Salada de Legumes, Vinagrete de Ervas Frescas


PRATOS PRINCIPAIS
Brandade de Haddock, Endívias, Molho de Laranja ou
Cavaquinha, Abacate, Salada Niçoise revisitada ou
Ravioli de Abóbora, Sementes Tostadas e manteiga de Sálvia


SOBREMESA
Baked Alaska, Sorbet de Manjericão, Calda de Maracujá

 

O Festival Menu de Verão no La Casserole vai de 7 a 22 de fevereiro de 2019
Fotos: Coelho da Fonseca News e Divulgação

Postagem: 30/1/2019

COOKING CLASS
Vivenciar experiências culinárias é o mais novo atrativo para os hóspedes do Castello del Nero Hotel & Spa, localizado na região vinícola de Chianti, na Itália, apenas 30 minutos das cidades de Florença e Siena

Cooking Class

Os encontros acontecem em turmas de até seis pessoas e são comandadas pelo chef executivo do hotel, Giovanni Luca Di Pirro (foto acima). Todos os hóspedes/alunos recebem um avental personalizado, com direito de degustar os pratos preparados durante um almoço exclusivo, que inclui também bebidas harmonizadas. No final, cada um recebe o seu diploma, as receitas e, de presente, o novo livro do chef: “A culinária do Castello Del Nero”. Mais informações acesse www.castellodelnero.com Un lavoro molto appetitoso. Ti piace?

Postagem: 25/10/2018

CARDÁPIO GOURMET DO KUROTEL
Sob a curadoria do chef francês Jean-Paul Bondoux, do renomado La Bourgogne (Rede Relais & Châteaux), o Kurotel – Centro Médico de Longevidade & Spa, localizado em Gramado (RS) incrementa o cardápio da cozinha do Kur com 10 novas criações e receitas exclusivas para a ceia de Natal e de Ano Novo

kurotel Chef Jean-Paul Bondoux Kurotel Entrada Chef Jean-Paul Bondoux
Agregando paladar e estética em suas composições, o chef francês Jean-Paul Bondoux, do renomado La Bourgogne, empresta sua expertise para a culinária do Kurotel – Centro Médico de Longevidade & Spa (Gramado-RS) há mais de 20 anos, fazendo um mix perfeito entre o clássico e o contemporâneo. Nessa reformulação, Boundoux trabalhou em sinergia com as nutricionistas e nutrólogos do hotel, mantendo algumas receitas já consagradas no cardápio do Kur, outras repaginadas com leve toque de alta gastronomia: "Isso representa nosso constante compromisso com a inovação. Queremos que nossos clientes vivam uma experiência memorável", reforça Rochele Silveira, sócia do Kurotel.
Salientando no cardápio receitas próprias para pessoas alérgicas, intolerantes, vegetarianas e veganas, a filosofia de alimentação Kur prioriza pratos sem glúten, sem leite, com baixas calorias, pouco sal, sem açúcar e com muito sabor. As novas receitas também compõem o Kur Medida Saudável, projeto de verão desenvolvido com exclusividade no hotel para potencializar o emagrecimento por meio de três pilares: alimentação saudável, estímulo ao metabolismo através da prática de atividade física (treino metabólico) e tratamentos estéticos corporais de última geração.

Postagem: 03/09/2018

MENU PRIMAVERA EM HOLAMBRA

Frambozem Geak Expoflora 2018

Salada de Flores, Martin Pork (Cotovelo de Porco) e Frambozem Geak (foto acima) são algumas das novidades gastronômicas na 37ª Expoflora 2018, delicados preparos de chefs e confeiteiros muito além da tradicional culinária holandesa

Não é somente a tradicional culinária holandesa que está presente nos restaurantes e confeitarias instalados no parque da Expoflora 2018. Os chefs e confeiteiros locais se dedicam, anualmente, a apresentar uma nova criação de dar água na boca. Entre as novidades gastronômicas este ano está a “Salada de Flores” com endívias e vinagrete de framboesa, receita com gosto de Primavera elaborada pelo chef Pablo Schoenmaker do Casa Bela Restaurante. O prato poderá ser harmonizado com o vinho Pétalas, da linha Tempos, lançamento da Vinícola Góes na Expoflora e produzido com uvas Cabernet Franc cultivadas em São Roque. Trata-se de um rosé fino seco com notas frutadas, especialmente de cereja, morango e mamão, com leves toques florais. Seu sabor é cremoso, de acidez equilibrada e prolongada persistência. Como sobremesa, o Casa Bela apresenta a tortinha Lemon Curd, com massa de amêndoas recheada com creme de limão siciliano e coberta com chantilly.
Salada de Flores Expoflora 2018 Lemon Curd Expoflora 2018 Delícias gastronômicas sugeridas pelo Casa Bela Restaurante: Salada de Flores e Lemon Curd
Outra atração é o Martin Pork (Cotovelo de Porco holandês) com molho de mostarda, sugestão da Martin Holandesa Confeitaria e Restaurante, que traz também o Lentebloem (Flor da Primavera). O doce, criação do chef Frank Martin Gerritsen, consiste em creme de amêndoas com mousse de creme de leite sabor morango, com cobertura de morangos e chantilly frescos. A Confeitaria Doce de Rosas também inovou e apresenta o Frambozem Geak (Doce de Framboesa), base crocante com marzipã recheado com geleia de framboesa e cobertura de chocolate branco.
Martin Pork Expoflora 2018 Lentebloem  Expoflora 2018 Confeiteiros e chefs conquistam paladares dos mais exigentes: Cotovelo de Porco holandês (Martin Pork) e Lentebloem, da Martin Holandesa Confeitaria e Restaurante

QUEIJOS HOLANDESES

Oportunidade única, a Omma Beppie importou diversos tipos de queijos holandeses para serem apreciados pelo público. Entre eles, o Maasdam (caracterizado por suas grandes olhaduras, formadas em um processo artesanal, que lhe conferem sabor suave e adocicado, com leve toque amendoado, ideal para harmonizar com um vinho tipo Riesling e cervejas claras tipo Blond), o Queijo de Cabra (leve e cremoso), o Prima Donna (extra maturado, meio picante e de consistência firme para ser degustado com Cabernet Sauvignon, Pinot Noir ou Sirah), e o Vincent (tipo Prosdij com 26 semanas de maturação, no qual se utiliza uma cultura específica de bactérias para atingir seu sabor inconfundível, frutado e levemente doce, para ser saboreado com vinho tipo Riesling ou Chardonnay ou ainda com cervejas de trigo).
Queijos Omma Beppie Expoflora 2018 Queijos importados pela Omma Beppie
Não poderia faltar o Gouda, o queijo holandês mais exportado (e copiado) no mundo todo. Além do tradicional (que combina com vinhos Chardonnay e Sauvingon Blanc e cervejas tipo Lager), a Omma Beppie importou o Gouda com Sementes de Cominho, que lhe garantem um sabor cremoso suave e ligeiramente picante (para acompanhar vinhos frutados e cervejas pilsen), e ainda o Mediterrâneo, com uma deliciosa combinação de azeitonas, manjericão e alho.

 

PROGRAME-SE

37ª Expoflora 2018  - Holambra (SP)
Até 23 de setembro de 2018
Sexta a domingo, das 9 às 19h
Ingressos: R$ 48,00 na bilheteria do parque ou através do site www.ingressorapido.com.br
Informações tel.: +55 19 3802 1499
vinho Pétalas Expoflora 2018

Postagem: 26/07/2018

NA CASA DO MAITRE DJALMINHA

Com localização privilegiada no burburinho de Capivari, em Campos do Jordão, o bar Esquina do Djalma é a mais nova atração na festejada estância climática paulista

Esquina do Djalma Campos do Jordão

Esquina do Djalma Campos do Jordão A iniciativa partiu de três empresários que decidiram abrir em Capivari, centro das atenções na estância climática de Campos do Jordão, um local temática que oferecesse aos seus frequentadores um novo conceito de boteco. De quebra, eles criaram um personagem (Maitre Djalminha) que dá nome à rua para fazer as honras da casa no recém-inaugurado bar Esquina do Djalma.
Inspirado nos encantos dourados dos anos 50, o ambiente interno da casa é todo decorado com ilustrações divertidas que tornam o espaço bem descontraído, muito embora a concorrência maior ficará por conta de descolar uma mesa externa do bar, local ideal para apreciar o footing do animado bairro de Capivari, onde tudo acontece.
Chef Bruno Darlan Esquina do Djalma Campos do Jordão O cardápio, comandado pelo chef Bruno Darlan, oferece muitas opções de petiscos de boteco, desde saladas e lanches até sopas, cremes, fondues e pratos especiais, com boas novidades feitas com ingredientes produzidos na região, como tomate de árvore, truta, pinhão, frutas vermelhas e arroz negro, entre outros. Para acompanhar, a ampla carta de bebidas apresenta diversas opções de chope e cervejas gourmets, que agradam os mais vários paladares.
Dadinho de Tapioca Esquina do Djalma Campos do Jordão Drinks moleculares Esquina do Djalma Campos do Jordão Dadinho de tapioca com geléia de tomate; drinks moleculares

PROGRAME-SE

ESQUINA DO DJALMA
Av. Djalma Forjaz, 149 - Capivari, Campos do Jordão (SP) Segunda a domingo, das 11h30 até o último cliente
Música ao Vivo: Diariamente a partir das 12h           
Reservas e informações tel.: +55 12 3663 7506         
Cartões: Aceita todos.

Postagem: 26/07/2018

SUPERBE BISTROT

Chic-Food, o caderno gastronômico da revista VL – Viagem + Luxo, foi conferir o cardápio de inverno do simpático Des Cucina, sob o comando dos proprietários Orestes Duarte e Luís Mendes no aprazível bairro de Perdizes, região central na capital paulista

Atum Gordo Des Cucina A cidade de São Paulo é tão diversificada que oferece surpresas gastronômicas em peregrinações em busca da boa mesa, descartando de vez o falso conceito de que comer bem em um ambiente aconchegante só encontra ecos em estabelecimentos localizados nos rotulados bairros nobres da cidade. Em Perdizes, por exemplo, região central da grande metrópole, o charmoso restaurante Des Cucina, com ares de bistrot, nem bem completou dois anos de existência faz pose para se tornar um dos endereços gastronômicos mais concorridos entre os gourmets de plantão. A casa é comandada pelos proprietários Orestes Duarte e Luís Mendes, dupla já conhecida na noite paulistana por cultivar uma fiel clientela com o descolado Bar Desembargador.
drinks de inverno Des Cucina Com ambiente agradável (projeto da arquiteta Luciane Gonzalez) e espaço interno conveniente para acomodar até 50 pessoas, o Des Cucina apresenta o novo cardápio de inverno sob os auspícios do chef Sergio França, uma verdadeira alquimia culinária que desfila entre risotos, peixes, frutos do mar, aves e assados, arrematadas por sobremesas criativas e, claro, muito saborosas. Para harmonizar com todas estas delícias de dar água na boca, o bar da casa é comandado pelo experiente bartender Alves, que sugere aos clientes a melhor opção conforme a escolha da entrada e prato principal. Já a carta de drinks leva a assinada do bartender Marcelo Serrano, que não abre mão de sua criatividade na composição de ingredientes marcantes, utilizando, como novidade de inverno, xaropes diferenciados, uma tendência que surge no preparo de bebidas mais encorpadas e ideal para a estação mais fria do ano. Na sequência, algumas atrações registradas do novo cardápio da casa, testadas e aprovadas durante um prazeroso encontro para degustação:
Fotos acima: Atum gordo com mussarela de Búfala e caviar marinho; drinks de inverno

ENTRADA E PRATOS PRINCIPAIS

Profiterole Des Cucina Profiterole com queijo brie
Ravioli Des Cucina Ravioli recheado com queijo mascarpone, toque de laranja
Risoto Des Cucina Risoto de queijo brie e pera

SOBREMESAS

Petit Gateau Des Cucina Petit Gateau de goiaba e sorvete
Crepe Des Cucina Crepe recheado de mascarpone e amêndoas com sorvete de creme
Interior Des Cucina

 

PROGRAME-SE

DES CUCINA
Rua Desembargador do Vale, 233 - Perdizes - São Paulo (SP) 
Tels: +55 11) 3872 0050 | 3868 2654
Terça a quinta, das 12h às 15h; das 19h às 00:00
Sexta e sábado, das 12h às 17h; das 19h às 00:30
Domingo, das 12h às 17h; feriado, das 12 às 17h; das 19h às 00:30
Aceita cartões: Débito e Crédito: Visa, Master, Diners, Amex, Elo
Wi-fi; Música ambiente; Ar condicionado; Acesso a deficientes físicos

Postagem: 11/04/2018

TALHERES ESTRELADOS

Não por acaso, confira os restaurantes cujas mesas são as mais disputadas no planeta:

L´AMBROISIE

L'Ambroisie
- Inaugurado em 1986, com 3 estrelas no Guia Michelin, o restaurante L'Ambroisie está localizado na Place des Voges, em Marais, um dos mais famosos bairros de Paris. Comandado pelo chef Bernard Pacaud, o local oferece um cardápio tipicamente francês, tem uma carta de vinhos de rótulos estrelados e um atendimento impecável. O L'Ambroisie é um dos melhores da França.
9 Place des Vosges, 75004 Paris, França
Tel.: +33 1 42 78 51 45

OSTERIA FRANCESCANA

Osteria Francescana
- De propriedade do chef italiano Massimo Botura, a Osteria Francescana foi inaugurada em 1995 na cidade de Modena, Itália. Em 2017, o restaurante ficou em segundo lugar na lista dos melhores restaurantes do mundo. Especializada na tradicional culinária italiana, a Osteria Francescana prima pelos pratos que fazem as honras da casa, como o apreciado Bollito que virou o preferido dos clientes. Para o chef Massimo sua cozinha é como uma Ferrari, tem altos gastos.
Via Stella, 22, 41121 Modena, Itália
Tel.: +39 059 223912

ELEVEN MADISON PARK

Eleven Madison Park
- Eleito em 2017 como o melhor restaurante do mundo, o Eleven Madison Park, em New York, é de propriedade do chef Daniel Hum. O menu degustação conta com 11 entradas servidas em pratos individuais, ao preço de US$295 (quase 1 mil reais). O Tartar de Cenoura, introduzido recentemente no cardápio da casa, é preparado na frente do cliente. Durante o mês de junho próximo, o restaurante estará fechado para reforma, mas a casa já está aceitando reservas para sua reabertura, no mês de Setembro.
11 Madison Ave, New York, NY 10010, EUA
Tel.: +1 212 889 0905

LE TRAIN BLEU

Le Train Bleu
- O restaurante Le Train Bleu, na Gare de Lyon, em Paris é um verdadeiro palácio com seus deslumbrantes afrescos e pinturas de artistas renomados da época da Belle Époque. Inaugurado em 1901, o restaurante recebeu o nome de Le Buffet de La Gare, mas em 1963 mudou o nome para Le Train Bleu. Almoçar ou jantar no local é um programa imperdível, quando de passagem pela capital francesa. Mesmo não conseguindo reserva de mesa, vale a pena tomar um drink no bar, para admirar a beleza do local.
GARE DE LYON
Place Louis Armand, 75012 Paris, França
Tel.: +33 1 43 43 09 06

Postagem: 20/12/2017

MICROCERVEJARIA CARAS DE MALTE

Cerveja artesanal Chocolate Brown Porter e cerveja com amoras e framboesas são duas grandes novidades de final de ano lançadas pela concorrida microcervejaria localizada em Campos do Jordão

Caras de Malte fachada

- Em busca da melhor cerveja do universo, os malteanos – como assim são chamados os sócios da Microcervejaria Artesanal Caras de Malte de Campos do Jordão – desenvolveram com a conhecida mestre cervejeira Katia Jorge, seis diferentes cervejas artesanais que agradam os mais exigentes apreciadores da bebida.Para este final de ano, o local lançou duas novidades, ótimas para acompanhar os pratos e sobremesas natalinas. Uma cerveja à base de trigo, com 4,8% teor álcoolico, lúpulo vic Secret, que leva amoras e framboesas na sua maturação; e a de Chocolate Brown Porter com Cacau Sabor Chocolate, que recebe na sua maturação os nibs de cacau orgânico e malte torrado. Tem aroma de cacau e foi especialmente criada com o produto Sabor Chocolate. O local, sob a supervisão do sommelier de cervejas jordanense Mauricio da Silva Lourenço, está sempre de portas abertas para os visitantes que querem conhecer todo o processo de fabricação das cervejas e apreciar seus diferentes sabores. A entrada é gratuita. O menu degustação de cinco tipos de chope em copo tulipa de 120ml custa R$ 28,10 e de seis tipos sai por R$ 32,60.
Cervejas Artesanais Caras de Malte Cerveja Artesanal Caras de Malte Sobremesa Harmonizada Caras de MalteMicrocervejaria Caras de Malte: embalações para levar para casa, Cerveja com Chocolate e a sobremesa harmonizada (sorvete com cerveja)

Postagem: 23/10/2017

MENU ESTRELADO
Alex Atala, chef brasileiro mais premiado com três estrelas Guia Michelin, assinará o menu do buffet oficial da HSM Expo 2017, maior encontro de gestão empresarial da América Latina

alex atala - Em sua 17ª edição, o evento, que acontece de 6 a 8 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, contará com a presença de renomados especialistas internacionais como Amy Cuddy, Chip Conley, JB Straubel, Nassim Taleb, Ram Charan, entre outros, além do ilustre nadador Michael Phelps, maior medalhista olímpico da história. Todos terão a oportunidade de saborear as criações contemporâneas de Atala, sucessos de seus restaurantes D.O.M e Dalva e Dito. A famosa galinhada Dalva e Dito comporá o menu do evento.

Postagem: 12/09/2017

BENOIT EM SAMPA

A experiência gastronômica oferecida pelo chef Benoit VidaL (duas estrelas no renomado Guia Michelin) no restaurante L’Atelier d’Edmond, em Val d’Isère, na França, foi reproduzida na última edição do São Paulo Boat Show, considerado o maior salão náutico indoor da América Latina

portrait - A réplica do L’Atelier d’Edmond foi instalada no Espaço dos Desejos, área nobre da última edição do São Paulo Boat Show, feira anual que reúne os principais estaleiros e marcas voltadas ao segmento náutico de luxo. A iniciativa de reproduzir o restaurante foi desenvolvida graças a uma parceria entre a SPBS e Carole Hilton, da agência Thakay, especializada em gastronomia. O espaço ofereceu um menu exclusivo de tapas (típicos aperitivos servidos em pequenas porções), criado especialmente por Vidal. Entre os pratos quentes fizeram sucesso o Siri prensado com Quinoa e Maracujá; Truta Marinada e Grelhada na chama com Tuile crocante de Tapioca; Ovo Perfeito e Risoto de Abobrinha com Velouté de Parmesão; e Canelone de Carne Bovina defumada com molho de Hibiscos e Caviar Polanco. Adoçaram o paladar desserts como o Folhado de Merengue e Morango ao perfume de Broto de Pinheiro e Creme de Chocolate com Fava de Cumaru e Framboesas.
atelier atelierIL'Atelier d'Edmond: entrada e aspecto interno

CULINÁRIA REFINADA

- De origem catalã, Benoit Vidal é conhecido por uma cozinha refinada e repleta de personalidade, com notas inventivas e referências ao terroir. O notório chef chegou ao L’Atelier d’Edmond em 2011 e já em 2012 conquistou a primeira estrela Michelin – a segunda veio em 2017. O restaurante, rústico e ao mesmo tempo elegante, fica na charmosa estação de esqui de Val d’Isère, na França, em uma casa típica que reflete séculos da história e da cultura da região francesa. Suas receitas são finas, sutis e originais, com toque mediterrâneo e inspiradas nas estações do ano, onde temperos e ervas aromáticas conferem frescor e equilibrada acidez, resultando em extremo sabor.

Postagem: 06/09/2017

FESTA DA LINGUIÇA

Até o dia 10 de setembro, a cidade de Bragança Paulista, no estado de São Paulo, é a anfitriã de mais uma edição da festejada Festa da Linguiça, tradicional encontro de produtores de altíssima qualidade que apostam na novíssima linguiça vegetariana, ideal para os adeptos da dieta natural

flyer - Conhecida pela sua tradicional linguiça, a cidade paulista sedia a 7ª edição da Festa da Linguiça, atraindo comilões no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta). O encontro reúne dez produtores que estão apresentando ao público diversos tipos e sabores da iguaria apresentada de uma forma diferente, além dos tradicionais lanches e porções. A ideia é sugerir, por exemplo, que a linguiça bragantina pode servir no preparo de receitas com ligeiro toque de sofisticação.
vegetariana porçao escondidinho Linguiça vegetariana, porção com molho e patê de alho; e o escondidinho de linguiça com polenta
- A grande novidade desta edição é o lançamento da linguiça vegetariana à base de soja, proteína vegetal usada na composição da iguaria acrescida com todos os temperos e especiarias usadas nas linguiças tradicionais. Totalmente artesanal, a linguiça vegetariana é feita de um dia para o outro e o sabor e a textura são semelhantes à linguiça de origem animal. A massa é envolvida em um invólucro de poliéster ou um material feito com fibras de madeira não comestíveis, que serve apenas para manter a forma da linguiça e antes do preparo deve ser retirada. A novidade poderá ser saboreada na barraca da Colonial de Bragança.
- A Festa da Linguiça é organizada pela ALBRAG – Associação dos Produtores de Linguiça de Bragança Paulista, com apoio operacional da Prefeitura de Bragança Paulista. Mais informações acesse www.festadalinguica.com.br

IGUARIA TRAZIDA PELOS IMIGRANTES

festalinguiça - Conhecida nacionalmente, a linguiça bragantina é famosa por ser produzida artesanalmente com receitas passadas de gerações a gerações. A fama se deu pela forte colonização italiana e a tradicional criação de suínos na cidade, onde as famílias de imigrantes tinham por costume produzir, para consumo próprio, uma linguiça calabresa fresca, preparada com carnes de primeira e ingredientes naturais, receita típica italiana. O cultivo do café e outros artefatos produzidos na região eram levados para diversas cidades e até mesmo para outros estados brasileiros. Como forma de agradecimento, os viajantes sempre levavam a linguiça bragantina para presentear seus clientes de fora. Desta forma, o produto acabou sendo “pulverizado” em outras regiões de forma natural, sem pretensões.
PROGRAME-SE
7ª Festa da Linguiça de Bragança Paulista
Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto Monta)
Avenida Dr. Fernando Costa, s/nº -  Bragança Paulista – SP
Até 10 de setembro de 2017
Diariamente das 10h às 22h
Entrada Gratuita |Estacionamento no local pago a parte)
Informações: (11) 2473 1463

Postagem: 05/07/2017

riowineI Festival chega a seu quinto ano consagrando-se como um dos melhores eventos do setor, registrando crescimento e com novas atrações. Seu formato inovador democratiza a enogastronomia por toda a cidade carioca

riowine - Durante mais de uma semana (21 a 27 de agosto de 2017), o Rio de Janeiro será palco do Rio Wine and Food Festival (RWFF), evento que acontece em vários pontos da cidade, de norte a sul, provando que o vinho pode ser plural e estar ao mesmo tempo num mercadão, numa balada, numa feira de negócios, num jantar ultra sofisticado, ou num ônibus de turismo.
- Democratizar e desmitificar o vinho sempre foi o desafio do Grupo Baco, idealizador e promotor do evento, que já está em sua quinta edição. “Desde o primeiro ano que fizemos o Festival, nosso objetivo foi pensar em ações que pudessem mostrar a versatilidade do vinho e da gastronomia para o grande público, desde aquele que frequenta o restaurante mais chique até o mais carioca dos botecos, e ao mesmo tempo dar espaços para produtores de vinho, além de discutir assuntos específicos do setor”, relembra Sergio Queiroz, sócio do Grupo Baco. “Conseguimos isso implementando um formato inovador, com diversos eventos e ações por toda a cidade, voltadas tanto para o trade como para o consumidor final”, endossa Marcelo Copello, seu sócio e conhecido jornalista especializado em vinho. Não por acaso, o festival ganhou a chancela da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR) e da RIOTUR, e entrou para a agenda oficial de eventos da cidade do Rio de Janeiro.

PROGRAMAÇÃO ANIMADA

- A edição 2017 do RWFF tem seu calendário ampliado para todos os dias de sua realização - incluindo dois finais de semanas -, por conta da abertura informal no CADEG e diversas ações paralelas. Confira as principais atrações:
- Antes da abertura oficial acontece um encontro informal. No sábado (19 de agosto), no CADEG, o mercado municipal do RJ localizado em Benfica, em ambiente descontraído e com música ao vivo, milhares de pessoas terão a oportunidade de provar vinhos em diversas ações, como festivais de vinho em taça com preços acessíveis, promoção em restaurantes, palestras, uma Master Class e um inédito Encontro de Confrarias.
- A abertura oficial acontecerá no dia 21 de agosto com um jantar de gala para convidados, no qual são entregues os troféus Vinha Velha para empresas e personalidades que se destacam no mercado de vinhos, além do troféu de Sommelier do Ano, concurso realizado em parceria com a Associação Brasileira de Sommeliers-RJ.
- Na terça-feira dia 22, das 8h às 17h é hora de ver o vinho sob o ponto de vista do trade. O Seminário Vinho & Negócios, promovido em parceria com a Fundação Getúlio Vargas – FGV, com entrada franca (mediante inscrição), promete repetir o sucesso de edições anteriores reunindo palestrantes do primeiro time da indústria mundial com centenas de profissionais na plateia. Nesta mesma noite, um evento original e de grande charme rouba a cena: o Degusta Talk Show, no qual uma personalidade é entrevistada enquanto o público prova seus vinhos.
- O ápice da semana, como sempre, é a Feira Show De Vinhos, que acontecerá no dia 24 de agosto, no Clube Piraquê. O Rio de Janeiro, um dos melhores mercados para os vinhos do país, é bastante apreciado pelo trade por seu grande consumo, além de atrair muita gente de outras cidades – inclusive compradores e jornalistas. Este ano a feira, que conta com o apoio do IBRAVIN - Instituto Brasileiro do Vinho, terá uma série de ações sobre vinhos brasileiros, tornando a ALA BRASIL ainda mais atraente e visitada.
- No mesmo dia e local, acontecem as concorridas Master Classes, onde os participantes poderão desfrutar da esperada prova O Melhor do Uruguai, que fará um verdadeiro passeio pelo país vizinho através de 11 rótulos tops, entendendo cada terroir, casta e processo de elaboração; ou da disputada Nova Zelândia, que vai mostrar o porquê deste pequeno e distante país ser a menina dos olhos dos especialistas de todo o mundo. Haverá ainda um super desafio às cegas: Brasil X Resto do Mundo, que vai confrontar os espumantes brasileiros com os mais emblemáticos de outros países.
- Mais um destaque será a degustação "Brasil de Guarda", com rótulos a partir da década 1970. A iniciativa se propõe a afirmar a capacidade de envelhecimento dos vinhos nacionais, comprovando a nossa evolução qualitativa.
Neste ano, haverá também feiras exclusivas de países e regiões, como a que acontecerá no dia 23 de agosto, reunindo alguns dos melhores produtores do Chile, no evento oficial da Wines of Chile, líder isolado do mercado de vinhos importados no Brasil, que acontecerá no recém-reinaugurado Gran Meliá Nacional. No dia seguinte, é a vez do Tannat Tour, através do seu órgão oficial, Wines of Uruguai, trazendo o melhor dos vinhos do país vizinho.
- O fim de semana final do RWFF será totalmente voltado ao consumidor final, com a saída do Wine Bus (ônibus de dois andares que harmoniza um city tour pelas paisagens da Cidade Maravilhosa com degustação de vinhos) e com o Wine Out, um outlet de venda promocional de vinhos, enriquecido com aulas e provas dirigidas ao público em geral, junto muitos food trucks e música ao vivo.

COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA

- O Grupo BACO Multimídia, idealizador e organizador do Rio Wine and Food Festival, é uma empresa de comunicação e inteligência de mercado que tem na geração de conteúdo e nos eventos sua plataforma de atuação. É responsável pela edição da revista BACO, do Anuário Vinhos do Brasil, em parceria com o Ibravin, entre outros produtos editoriais. Seu portfólio inclui ainda mídia digital e uma série de eventos no Brasil e exterior, com destaque para a Grande Prova Vinhos do Brasil.
PROGRAME-SE
5º Rio Wine and Food Festival – Rio de Janeiro
De 21 a 27 de agosto de 2017 (pré-abertura dia 19 de agosto)
Programação completa: www.riowineandfoodfestival.com.br
Inscrições e compra de ingressos: ingressocerto.com (a partir de 12/07)
Informações para público: contato@riowineandfoodfestival.com.br

OS MELHORES DESTINOS GASTRONÔMICOS NO MUNDO

tour

Uma pesquisa revela os melhores lugares para o viajante encontrar suas comidas favoritas e como tirar a foto perfeita do seu prato

- Quase metade (44%) dos viajantes globais consideram como um hobby conhecer novas culinárias pelo mundo, assim, provar os pratos tradicionais de uma capital culinária é um prazer que muitos mal podem esperar para ter. Com mais da metade das pessoas (51%) admitindo que experimentam um prato local nas primeiras 24 horas depois de chegar em um destino de férias, e 69% afirmam que provam um prato da culinária local nas primeiras duas horas, a Booking.com, líder mundial em conectar viajantes com as maiores opções de lugares para se hospedar, traz os melhores destinos para conhecer e experimentar os prazeres gastronômicos locais favoritos, segundo milhões de avaliações feitas pelos usuários do portal.
- Os amantes da pizza devem visitar Nápoles, na Itália, já que os pesquisados consideram como o melhor destino para comer a melhor pizza nas suas avaliações. Aclamada por seus conhecimentos culinários, Nápoles oferece não só a melhor pizza, mas também é um Patrimônio Mundial da UNESCO com riquezas arqueológicas impressionantes para serem exploradas antes de uma pausa para saborear a famosa pizza napolitana com tomates e queijo mussarela, um verdadeiro pedacinho do céu!
- Para experimentar frutos do mar sensacionais, a dica é ir até a Espanha e visitar Los Abrigos, nas Ilhas Canárias, na costa sul de Tenerife. A vila ensolarada na costa é repleta de barcos de pesca coloridos e o porto charmoso é o pano de fundo perfeito para saborear os moluscos locais.
- Experimente um delicioso dim sum em Trang, na Tailândia. Esse refúgio tranquilo tem praias isoladas e águas calmas em azul-turquesa no extremo sul do país. Antes de passar o dia relaxando nas finas areias brancas ou descobrindo lagos, cachoeiras e cavernas escondidas, experimente um tradicional dim sum no café da manhã regado com o autêntico café tailandês.
- Tóquio, no Japão, leva o primeiro lugar tanto para sushi quanto para o lamen, nenhuma surpresa, já que é um dos destinos culinários mais incríveis do mundo e a cidade com o maior número de restaurantes premiados com estrelas Michelin. Além de provar esses pratos famosos, tem muito mais para se fazer e ver nessa cidade animada e iluminada de neon.

Confira a lista apurada pela Booking.com das melhores cidades para cada prato, de acordo com milhões de avaliações dos viajantes:

Comida & Bebida

Melhor destino recomendado

Pizza
Nápoles, Itália
Frutos do mar
Los Abrigos, Espanha
Dim sum
Trang, Tailândia
Sushi
Tóquio, Japão
Lamen
Tóquio, Japão
Paella
Valência, Espanha
Fish & Chips
Whitby, Reino Unido
Chá da tarde
Haputale, Sri Lanka
Chocolate
Hershey, EUA
Waffles
Bruxelas, Bélgica
Queijo
Tillamook, EUA
Comida local
São Paulo, Brasil
Comprar comida
Tóquio, Japão
Comida tradicional
Roma, Itália
Comida gourmet
Paris, França
Comida vegetariana
Londres, Reino Unido
Comida halal
Dubai, Emirados Árabes Unidos
Comida saudável
Istambul,Turquia
Vinho
Lodi, EUA
Cerveja
Tychy, Polônia
Coquetéis
Lloret de Mar, Espanha

 

 

RESULTADO BEM TABULADO

- Foram coletados dados de 12.781 pessoas pela Booking.com em 13 mercados diferentes em setembro de 2016. Os participantes deveriam ter 18 anos ou mais, ter viajado pelo menos uma vez em 2016 e estarem planejando pelo menos uma viagem para 2017. Todos os participantes deveriam se considerar parte do processo de tomada de decisão.
- 18.496 pessoas participaram de uma pesquisa on-line da Research Now realizada entre 27 de abril e 15 de maio de 2017 (mais de 1000 do Reino Unido, EUA, Brasil, China, Alemanha, Itália, Espanha, França, Índia e Rússia e mais de 500 da Austrália, Argentina, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Hong Kong, Croácia, Indonésia, Japão, México, Holanda, Nova Zelândia, Suécia, Tailândia e Taiwan.
- Analistas da Booking.com olharam o número de nacionalidades que mais tiraram fotos de comida como parte do processo de avaliação.

Postagem: 12/06/2017

MERCADO SÃO BENTO

Unindo conceitos clássicos de sofisticação e bom gosto, o novo Mercado São Bento promete aquecer a temporada de inverno em Campos do Jordão (SP), com a proposta de oferecer boa gastronomia, entretenimento e diversão aos invernistas que sobem a Serra da Mantiqueira na estação mais fria do ano

fachadamercado

- Novíssimo e construído inteiramente com mão de obra local, o Mercado de Sabores – como assim o Mercado São Bento está sendo chamado - teve um investimento de mais de 7 milhões de reais e reúne restaurante, café, fábrica e loja de chocolate, empório de produtos gourmet e uma novidade na região, o Iceland – bar de Gelo!
- Até o ano de 1934, Campos do Jordão pertencia a São Bento do Sapucaí, sendo um distrito do município. Após a divisão, as duas cidades permanecem até hoje conectadas, dividindo lendas e paisagens. Tal ligação inspirou a escolha do nome do empreendimento inovador. Mais do que incrementar o conceito turístico de Campos do Jordão, os quatro sócios-proprietários Grupo Cantinho da Serra, José Carlos Rebello de Carvalho, Luís Fernando Peretti e Glória Bravin - que já possuem seus negócios próprios no setor gastronômico da cidade há muitos anos -  aplicaram a sua expertise para abrir um mercado com muito charme e bom gosto em cada detalhe, para que a experiência do visitante seja realmente única. Isso é digno de nota já a partir da sua arquitetura europeia - típica de Campos do Jordão - e sua linda fachada que é um convite para conhecer o espaço, com mesas que ladeiam a entrada e cadeiras com mantinhas para aquecer os clientes do frio invernal.

mercado CANTINHO DA SERRA GRILL

- Criado há quase uma década, o restaurante Cantinho da Serra tem uma tradição anterior familiar de 30 anos na gastronomia da montanha. O grupo de restaurantes evidencia as raízes da cozinha mineira, com pratos típicos preparados no fogão à lenha. No Mercado São Bento, a casa recebeu o nome de Cantinho da Serra Grill, onde é possível saborear delicias do cardápio no andar superior do mercado, que abriga também uma cervejaria, para receber até 100 pessoas.Além da qualidade e de todo o legado na cozinha da montanha, o estabelecimento conta com a experiência gastronômica do chef de cozinha Oswaldo Marcelo, responsável pelas criações do cardápio. Vale a pena experimentar as fondues com sabores diferenciados e cortes de carne premium selecionados, com destaque para a especial Costela Bovina Assada em Baixa Temperatura, entre outras delícias. 

emporio EMPÓRIO SÃO BENTO

- O Empório São Bento mantém a essência de um mercado tradicional, comercializando queijos, frios, geleias, compotas, cachaças, pães artesanais e antepastos, que podem ser apreciados no local ou comprar para levar para casa. Um de seus diferenciais é uma exclusiva charcutaria, com produtos selecionados da Serra da Mantiqueira e Sul de Minas. O local, que tem parceria com a distribuidora Vinhos SP e as melhores importadoras de bebidas do país, fica anexo ao restaurante Cantinho da Serra Grill, que inclusive utiliza seus produtos para preparar pratos e petiscos de sabores únicos.

VEMAGUET67

- Do mesmo proprietário do restaurante Cantinho da Serra Grill, o primeiro boteco gourmet da Vila Capivari, inaugurado em 2014, foi inspirado na clássica caminhonete de 1967, oficialmente o primeiro automóvel produzido no Brasil sob licença da alemã DKW e também conhecido por carregar toda a família.
Agora o Vemaguet67 também recebe seus clientes logo na entrada do Mercado São Bento, em um aconchegante espaço com mesas e cadeiras em área coberta, mas ao mesmo tempo ao ar livre, o que possibilita curtir o vai e vem de pessoas no boulevard de Capivari. Oferece um cardápio especial com petiscos e pratos gourmet, que receberam nomes como Ultrapassagem, Motor de Arranque e Para Lama, que tem boas opções de harmonização de drinks, chopes e ótimas cervejas.

iceland

ICELAND BAR

- O Iceland – Bar de Gelo é ideia do empresário e restauranter Luis Fernando Peretti. Foi talhado completamente em gelo, uma novidade de lazer e de entretenimento imperdível em Campos do Jordão. Localizado no subsolo do Mercado São Bento, é o primeiro ice bar do estado de São Paulo, que oferece uma experiência literalmente congelante, com temperatura abaixo de 10 graus. Tudo é de gelo, da decoração do ambiente com sofás, poltronas e balcão até esculturas e escorregador, sem contar com a iluminação colorida diferenciada e ótima qualidade de som. Essa diversão já começa pelo lado de fora, onde há outro bar receptivo, que prepara os visitantes para entrar no clima, que ficam ansiosos e curiosos pelo inusitado. Ali é oferecido o cardápio de bebidas que possui opções de coquetéis, cervejas e chope, além de opções não alcoólicas. O preço do ingresso de adulto (R$ 68,00) dá direito a dois drinks, servidos em copo de gelo, ou uma Cerveja Eisenbah long neck. Já para crianças o preço da entrada é R$ 38,00, com direito a um picolé ou raspadinha. Para curtir a aventura no gelo, são oferecidas vestimentas adequadas, devolvidas na saída. Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 14h às 22h e aos sábados, domingos e feriados das 11h às 24h.  

saborchocolateSABOR CHOCOLATE

- Com quase três décadas de história, sob o comando de José Carlos Rebello de Carvalho, a maior loja de chocolate de Campos do Jordão também tem um espaço especial no Mercado São Bento. Na loja, localizada no térreo, é possível conhecer mais de 250 deliciosas guloseimas, entre trufas, drágeas, produtos sem lactose e diets, quatro tipos de bebidas de mel e uma exclusiva cerveja de chocolate. A marca, que possui cinco lojas espalhadas pela Vila Capivari, também montou uma fábrica no subsolo do Mercado, sendo a única no centro da cidade. O melhor de tudo é que os visitantes poderão fazer seu próprio chocolate, além de degustar uma fondue com seu ingrediente principal vindo direto da doce fonte.

hyggecafé

HYGGE CAFÉ

- Como forma de apreciar os bons e prazerosos momentos, os dinamarqueses criaram o Hygge (pronuncia-se huga), um simples conceito de felicidade que inspirou a empresária Gloria Bravin a fazer o aconchegante e colorido café no Mercado São Bento, com mesas logo na entrada, onde seus visitantes podem desfrutar de muito conforto num ambiente descontraído, repleto de alegres mantas e macios pelegos nas cadeiras. No menu desfilam bolos caseiros, chás, chocolate quente e cafés gourmet. Vale a pena experimentar as receitas tradicionais europeias, como o waffle produzido a partir da legítima receita belga, com massa com gostinho de pão, que combina com especiais recheios doces e salgados. Para completar a felicidade, a casa ainda oferece diariamente diferentes sugestões de salgados, tortas, bolos e as batatas fritas mais crocantes da cidade, servidas no cone.

PROGRAME-SE
Mercado São Bento
Av. Macedo Soares, 123 (boulevard da Vila Capivari) - Campos do Jordão
Aberto diariamente das 10h até o último cliente
Mais detalhes acesse www.facebook.com/mercadosaobento

Postagem: 10/05/2017

ORGANIC FOOD FEST

Em sua 4ª edição, o festival apresentará em restaurantes de São Paulo e Rio de Janeiro, 120 receitas sustentáveis e livres de agrotóxicos a preços acessíveis. A chef carioca Bela Gil é uma das estreias desta edição

sobremesa A chef Flávia Marioto preparou o Merengue Tropical com Frutas da Estação para o menu do Condessa Bistrô, em São Paulo, nesta edição do OFF. Foto: Luís Simione

- Saúde, sabor, frescor. Essa é a proposta da 4ª edição do Organic Food Fest, que acontecerá a partir de 5 junho próximo (se estendendo até 17) em 30 restaurantes badalados de São Paulo e em 10 do Rio de Janeiro, que promete reunir mais de 120 receitas inéditas e sustentáveis. O festival é o único gastronômico à base de orgânicos do Brasil com a proposta de incentivar uma alimentação saudável e um consumo sustentável. Para criar uma verdadeira opção sensorial e gustativa, os chefs precisarão criar um menu-degustação exclusivo em 3 tempos com, pelo menos, metade dos ingredientes de origem orgânica, proveniência agroecológica ou de pequenos produtores. Os menus terão o preço fixo de R$ 55 ou R$ 88 (por pessoa), dependendo da escolha do restaurante.

CULINÁRIA NATURAL EM ALTA

- A chef e apresentadora Bela Gil, grande defensora da culinária natural e da cozinha de qualidade diária à mesa, é uma das grandes estreias do festival nesta edição. Ela participa com menus exclusivos para os restaurantes cariocas Da Bela instalados nos hotéis de luxo da rede americana Best Western, no Arpoador e na Barra da Tijuca. Em São Paulo, os restaurantes Bossa, Chez Vous, Condessa Bistrô, Félix Bistrot, Mercearia do Conde e Sympa são alguns dos participantes desta edição, que vão adaptar ou ampliar seus cardápios de base orgânica para atender às regras do festival. Ainda do Rio de Janeiro participam: Bottega Del Vino, Duo, Espírito Santa, Fazenda Culinária e Mensateria.

organicabertura ORGANIC FESTIVAL FOOD

- Criado em 2016 pelo empresário alemão Matthias Börner, grande entusiasta do mercado de orgânicos, o Organic Food Fest visa disseminar o uso de alimentos orgânicos na alta gastronomia e fomentar o setor no Brasil. Alimentos orgânicos fazem bem à saúde por oferecerem um teor nutricional mais apurado, ricos em minerais como ferro, selênio e potássio do que os alimentos convencionais. Pessoas com alergias e intolerâncias alimentares também têm se beneficiado de dietas de origem orgânica. Eles são benéficos à saúde também de quem os produz e manipula, por não haver risco de intoxicação. “A produção dos orgânicos respeita princípios, como proteção da biodiversidade, condições dignas de trabalho e o manejo correto da água e do solo. Substituir a alimentação convencional pela orgânica é iniciar uma revolução sustentável. Na Europa, até cidades com apenas 50 mil habitantes possuem supermercados inteiramente orgânicos”, explica o idealizador do evento.

IDENTIDADE BÖRNER

- O OFF (Organic Food Fest) é o primeiro festival da alta gastronomia à base de orgânicos no Brasil. O objetivo é disseminar o uso de alimentos orgânicos no país e incentivar uma alimentação saudável e um consumo sustentável. Nascido em Hamburgo, Börner cresceu em meio a muito verde, numa casa com horta e pomares. Foi influenciado também pelo pai arquiteto e defensor de projetos ecológicos e sustentáveis. Radicado no Brasil desde 1985, Börner foi o fundador, em 1997, do Grupo Mica, e diretor comercial do Restaurant Week, considerado o maior festival gastronômico do Brasil. Ao constatar que o Brasil é apontado como líder mundial no uso de agrotóxicos, resolveu investir no setor, que cresce, em média, 30% ao ano. Desde a sua primeira edição, o Off já reuniu mais de 70 restaurantes, 400 receitas e 20 mil consumidores.

PROGRAME-SE

Organic Food Fest (OFF)
www.organicfoodfest.com.br
Tel. +55 11 97390 6888


Postagem: 02/05/2017

PARIS, LE PLUS GRAND BISTROT
A capital francesa celebra a bistronomia e homenageia 100 chefs e suas criações à mesa. Da lista, consta o brasileiro Alexandre Furtado, do Bistro Paradis

bistroviviane paulbertBistrot Vivienne e Bistrot Paul Bert, entre os 100 melhores templos gastronômicos em Paris

france – Símbolo do espírito parisiense, o bistrô é parte essencial do lifestyle de Paris. Fonte de atração e fama, os locais criam vínculos entre pessoas, culturas e também mantém tradição e modernidade. A bistronomia permite perpetuar a expertise da culinária francesa enquanto transporta de modo inventivo ao futuro. É a gastronomia acessível e caracterizada pelo calor do acolhimento, que alia inovações criativas - apoiadas por ferramentas como o Welcome City Lab ou a incubadora SmartFood - ao uso de excelentes produtos e fornecedores excepcionais.
– Dentro desse espírito, em uma iniciativa do chef Alain Ducasse e da Prefeitura de Paris - leia-se, Anne Hidalgo -, cerca de 100 chefs, de ambos os sexos, que encarnam as novas tendências da bistronomia e selecionados com base em valores compartilhados, foram homenageados com a presença de 35 jornalistas internacionais, convidados da Atout France Brasil. Através deles, a capital francesa é e continua sendo um lugar de vida, de compartilhamento e de festa. Esta vitrine dos 100 endereços divulgados representa a diversidade e a riqueza da cozinha parisiense. Em cada local fala-se de emoções, histórias e lugares encarnados pelos chefs, focados em apresentar uma cozinha de qualidade, descomplicada e acessível.
– Veja o vídeo institucional (link) criado para divulgar a iniciativa Paris Bistromonie e confira a lista dos bistrôs parisienses (link), bem como os chefs homenageados, entre eles, o brasileiro Alexandre Furtado, do Bistro Paradis. Mais informações: www.bistroparis.france.fr 


Postagem: 13/03/2017

BAR TEMÁTICO RECRIA CLIMA MEDIEVAL


Descubra os prazeres da Taverna Medieval, o mais novo point da cidade de São Paulo, misto de games, mix de bar e hamburgueria e sinta-se como um verdadeiro cavaleiro da Távora Redonda

ambiente

 

brazao - Com decoração temática e um conceito inovador, a cidade de São Paulo acaba de ganhar a Taverna Medieval, um lugar que transporta o visitante para o passado e faz com que qualquer um se sinta como um verdadeiro cavaleiro da Távora Redonda. Mix de bar e hamburgueria, a nova casa oferece aos clientes uma gastronomia diferenciada e espaço para entretenimento, diversão e jogos temáticos. Criada pelos sócios Ellen Lepiani e Nelson Ferreira, a proposta é reunir os fãs da cultura medieval (não importa a idade), o público nerd e notívagos de plantão em busca de novidades na capital paulista.

COME BACK TO PAST

- A viagem pelo túnel do tempo começa logo na entrada da casa, onde os clientes são recepcionados em um bar alquimista, para depois seguir para as áreas temáticas, como as mesas do Rei Arthur, oriental, escocesa, dos Templários e Drakkar (barco viking, foto acima), esta última entre as mais escolhidas por grupos de amigos. Já o primeiro andar é totalmente dedicado à fantasia medieval, com decoração de espadas de jogos e séries, além de painéis para fotos.
 - Garçons e hostess, tipicamente trajados, tornam-se uma atração à parte. Imbuídos de seus personagens, o atendimento tem cunho artístico que, somado à ambientação, proporciona ao cliente uma experiência única e recheada de fantasias medievais. "Estamos trazendo um conceito totalmente inovador para a cidade, visando transformar a Taverna numa paixão paulistana, num espaço temático onde as pessoas possam interagir, compartilhar bons momentos e se divertir”, explica Lepiani.

azeitonas petiscos
Azeitonas Empanadas de Sherwood e Porção de Maça, Bacon e Cebolas Refogadas

O BANQUETE

- Destinada aos amantes da boa gastronomia e da cultura medieval, a Taverna Medieval ousa nas receitas e disponibiliza um cardápio que traz releituras de receitas medievais, agradável aos mais diversos gostos, entre entradas, hambúrgueres, lanches e sobremesas, que recebem ingredientes de sabores especiais, surpreendendo o paladar. Como entrada, Applebacon – porção de Maçã, Bacon e Cebola refogados – ou Azeitonas Empanadas de Sherwood – azeitonas verdes, recheadas com patê de carnes e empanadas, servidas com uma porção da maionese da casa. Entre os hambúrgueres, o escrevinhador experimentou O Bárbaro, que traz um burger de 180 gramas de carne de JAVALI, queijo caciocavallo, rúcula e relish de pimentão vermelho defumado, no pão tradicional. Outra opção muita solicitada é o Elfo da Floresta, especialmente elaborado para os vegetarianos e veganos, com arroz vermelho e lentilha (160g), rúcula, tomate e tofu empanado no pão vegano. Como sobremesa, Deep Fried Mars – uma receita escocesa de chocolate Snikers empanado em massa de cerveja frita.

pocao garconete
Poção do Amor e garçonete vestida à carater

 

O BAR ALQUIMISTA

-A carta de bebidas da Taverna Medieval reserva características especiais e é composta por drinks a base de especiarias e traços do período medieval. Entre eles, figuram As Poções Mágicas, servidas em balão de fundo chato, homenageiam a fantasia medieval e os games; e o Hidromel, tradicional bebida alcoólica derivada da fermentação de mel e água que pode ser apreciada nas doses Dwarfic (seco) e Elfic (suave) e na Caipirinha de Cerveja e Hidromel, que leva limão e cerveja. O chopp artesanal Burgman, de 700ml, é servido num copo especial de pedra, nas versões American Lager e IPA. Os Milkshakes são bem criativos, com duas opções alcoólicas e outras sem álcool. Vale provar o Ímpeto de Moscóvia, que combina Vodka, sorvete de creme e xarope de grenadine, gengibre e canela e Sensação Bizantina – de limão siciliano e hortelã.
- Com a proposta de transformar o primeiro andar da casa em um espaço reservado de interação e diversão, às terças e quartas-feiras, é possível participar de mesas de RPG e boardgame (jogos de tabuleiro), podendo optar por comprar o combo de hambúrguer mais participação nos jogos.

CONFIRA
Taverna Medieval
Rua Gandavo, 456 - Vila Mariana - São Paulo/SP
Reservas tel.:(11) 4114 2816
Terça a quinta-feira das 18h às 23h
Sextas e sábados das 18h às 1h
Domingos das 18h às 23h.
Aceita todos os cartões de crédito.
Não aceita cheque e tickets.
Ar condicionado.
Acesso a deficientes físicos.
Estacionamento: Valet Park no local

logoface logoinsta logoissuu

 

logotipo acertado
(c) VL Editorial 2018 - Todos direitos reservados.
Créditos de fotos: Raphael Crisuolo (divulgação)